Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Primo de Mourinho e ex-adjuntos de Costa formam equipa nas Finanças

O novo ministro das Finanças, Mário Centeno, vai contar com dois antigos adjuntos de António Costa nos Assuntos Fiscais e Administração Pública. O seu braço direito será um primo direito do treinador José Mourinho, Ricardo Mourinho Félix.

Bruno Simão/Negócios
  • 9
  • ...

A nova equipa do Ministério das Finanças já está fechada. Ao ministro Mário Centeno, que coordenou o programa económico do PS, juntam-se no Terreiro do Paço quatro secretários de Estado, sendo que dois deles, Fernando Rocha Andrade e Carolina Ferra, colaboraram com António Costa quando este foi ministro da Administração Interna, entre 2005 e 2007. Centeno terá menos um secretário de Estado do que a sua antecessora, Maria Luís Albuquerque.

 

O braço direito do novo ministro, como secretário de Estado Adjunto, do Tesouro e das Finanças, será Ricardo Mourinho Félix, um economista de 41 anos que coordena o departamento de Economia Portuguesa no Banco de Portugal. Curiosamente, entrou nos quadros da instituição em 1998, a convite do ex-ministro das Finanças Vítor Gaspar, de acordo com a Visão. Foi eleito deputado pelo círculo de Setúbal (em sexto lugar) e fez parte da equipa negocial do PS que reuniu com os partidos da esquerda. É primo direito do conhecido treinador de futebol José Mourinho.

 

O sucessor de Paulo Núncio na secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais será Fernando Rocha Andrade, um dos membros da direcção do PS e ex-subsecretário de Estado da Administração Interna entre 2005 e 2008, praticamente o período em que António Costa foi ministro da Administração Interna. Rocha Andrade já colabora com Costa desde 1995, quando foi adjunto do então ministro dos Assuntos Parlamentares e, mais tarde, adjunto de Costa quando este foi ministro da Justiça. Tem um mestrado em Direito, na área de Ciências Jurídico-Económicas e foi um dos economistas que elaborou o cenário macroeconómico do PS.

 

Carolina Gomes Ferra, a nova secretária de Estado da Administração e Emprego Público, também foi adjunta do gabinete do ministro da Administração Interna entre 2005 e 2007, altura em que o ministro… António Costa. Licenciada em Direito, foi nomeada directora-geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) em Dezembro de 2008 pelo antigo ministro das Finanças de José Sócrates, Teixeira dos Santos. Antes de liderar o organismo que presta apoio técnico e jurídico às políticas da administração pública, Carolina Gomes Ferra foi directora de recursos humanos e vice-presidente do Instituto de Registos e Notariado.

 

O novo secretário de Estado do Orçamento será João Leão, professor universitário no ISCTE e ex-director-geral do Gabinete de Estratégia e Estudos do Ministério da Economia. É doutorado em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, instituição onde também deu aulas. Foi um dos economistas que ajudou a preparar o cenário macroeconómico do PS.

 

A nova equipa das Finanças tomará posse, juntamente com os restantes governantes, esta quinta-feira às 16:00.

Ver comentários
Saber mais Governo Ministério das Finanças Mário Centeno secretários de Estado Ricardo Mourinho Félix Fernando Rocha Andrade João Leão Carolina Ferra
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio