Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Três académicos e um gestor para a pasta da Educação

A pasta da Educação tutelada por Tiago Brandão Rodrigues fica completa com três secretários de Estado. Alexandra Leite, João Costa e João Wengorovius Meneses são os três nomes que apoiarão o investigador, que se estreia no Governo.

Ministro da Educação - Tiago Brandão Rodrigues
Marisa Cardoso
25 de Novembro de 2015 às 18:43
  • ...

A pasta da Educação, que no anterior Governo PSD/CDS era liderada por Margarida Mano e congregava o Ministério da Educação e da Ciência numa só tutela, é no Governo de António Costa dividida em dois ministérios: o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e o Ministério da Educação.

Tiago Brandão Rodrigues (na foto) é o novo ministro da Educação. Ocupa o lugar de Margarida Mano, que também se estreava em São Bento. A pasta da Educação, agora dividida, mantém o número de secretários de Estado, mudando, no entanto, a sua tutela.


No anterior Governo, havia três secretários de Estado: secretário de Estado do Ensino Superior e da Ciência, uma secretária de Estado do Ensino Básico e um secretário de Estado do Desenvolvimento Educativo e da Administração Escolar.

Agora, Tiago Brandão Rodrigues, bioquímico e antigo investigador na Universidade de Cambridge, que pega na pasta da Educação do XXI Governo, contará com uma secretária de Estado-adjunta e da Educação, um secretário de Estado da Educação e um Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

A secretária de Estado-adjunta e da Educação será Alexandra Leitão, de 42 anos, e é professora auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde Janeiro de 2011, instituição onde se doutorou em Ciências Jurídico-Políticas. Foi directora-adjunta do Centro Jurídico da Presidência do Conselho de Ministros entre 21 de Dezembro de 2009 e 10 de Fevereiro de 2011.

Já João Costa tem 43 anos e é desde Julho de 2013 director da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, onde era subdirector desde 2011. Estreia-se no Governo como secretário de Estado da Educação. Natural de Setúbal, é licenciado em Linguística pela Universidade de Lisboa e concluiu um doutoramento em 1998 na mesma área, na Holanda. É desde Junho de 2012 professor catedrático na faculdade na qual é director. 

O novo secretário de Estado da Juventude e do Desporto chega à pasta sem experiência anterior na área do desporto, escreve o Diário de Notícias. João Wengorovius Meneses sai da Câmara de Lisboa, onde desempenhava funções enquanto director executivo do Centro de Inovação da Mouraria, para liderar a pasta da Juventude e Desporto. Licenciado em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa, tem um mestrado em Estudos do Desenvolvimento no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, onde foi também professor convidado. Foi director financeiro da associação Chapitô, bem como técnico na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e na Roland Berger - Strategy Consultants.

O novo Executivo do qual faz parte a pasta da Educação toma posse esta quinta-feira, 26 de Novembro, às 16 horas. A cerimónia decorrerá no Palácio da Ajuda, em Lisboa, 26 dias depois de no mesmo local o Governo PSD/CDS ter tomado posse. 

 

Ver comentários
Saber mais Educação Governo PSD Margarida Mano Ministério da Educação e da Ciência Governo de António Costa Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior Tiago Brandão Rodrigues Governo Alexandra Leitão João Costa João Wengorovius Meneses
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio