Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Presidente da República convoca partidos e Conselho de Estado. Só fala ao país na quinta-feira

Marcelo Rebelou de Sousa irá falar esta quarta-feira com os partidos com assento parlamentar e na quinta-feira com o Conselho de Estado. Só depois falará ao país.

Tiago Petinga / Lusa
  • ...
O Presidente da República convocou os partidos com assento parlamentar para reuniões esta quarta-feira e o Conselho de Estado para quinta-feira, pode ler-se numa nota publicada no site da presidência.

As audições dos partidos arrancam às 11h da manhã com o encontro de Marcelo Rebelo de Sousa com o Livre. PAN e Bloco de Esquerda são ouvidos de seguida.

Por volta das 14:30 horas, segundo a agenda publicada no site da Presidência, começa a reunião com o PCP, devendo ser seguida do encontro com a Iniciativa Liberal e Chega.

PS e PSD são os últimos a serem ouvidos. Os sociais-democratas reúnem-se com o Chefe de Estado às 17:30 horas e o PS às 19 horas.


Marcelo Rebelo de Sousa confirma que aceitou o pedido de demissão do primeiro-ministro, que Costa já tinha revelado, e anunciou que só depois da reunião com o Conselho de Estado fará uma comunicação ao país.

"Na sequência do pedido de demissão do primeiro-ministro, que aceitou, o Presidente da República decidiu convocar os partidos políticos representados na Assembleia da República para amanhã, quarta-feira, dia 8 de novembro e convocar o Conselho de Estado, ao abrigo do artigo 145.º, alínea a) e da alínea e), segunda parte, para se reunir depois de amanhã, quinta-feira, 9 de novembro, pelas 15h00, no Palácio de Belém", refere o documento.

"O Presidente da República falará ao país imediatamente a seguir à reunião do Conselho de Estado", indica ainda.

O anúncio de marcação dos dois encontros surge minutos depois de o primeiro-ministro, António Costa, ter falado ao país e anunciado que apresentou a sua demissão ao Presidente. O pedido acontece na sequência das buscas e detenções no âmbito da investigação aos negócios do lítio e hidrogénio.

O nome do primeiro-ministro terá sido invocado por suspeitos no processo do hidrogénio e do lítio para "desbloquear procedimentos", tendo sido aberto um inquérito autónomo no Supremo Tribunal de Justiça.

(Notícia atualizada às 19:40 horas com a agenda das audições dos partidos, marcadas para esta quarta-feira).
Ver comentários
Saber mais Política Parlamento Conselho de Estado Marcelo Rebelo de Sousa Palácio de São Bento Palácio Nacional de Belém
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio