Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Investigação lítio: Chefe de gabinete de António Costa e Lacerda Machado detidos

Na base nas buscas na residência de Costa e em vários ministérios estão negócios do lítio e hidrogénio. Há cinco detidos, entre os quais Vítor Escária, chefe de gabinete de António Costa, e Lacerda Machado.

Tiago Petinga / Lusa
07 de Novembro de 2023 às 09:21
  • ...
O Ministério Público está a efetuar buscas nos ministérios do Ambiente e Infraestruturas, na residência do primeiro-ministro, bem como nas casas de João Galamba e Matos Fernandes, avançou a SIC Notícias. Em causa está o processo que investiga os negócios do hidrogénio e do lítio.

As buscas em curso esta manhã envolvem João Galamba, Duarte Cordeiro, o ex-ministro João Matos Fernandes, e, entre outros, o empresário Diogo Lacerda Machado, amigo próximo de Costa e consultor em vários negócios. Aliás, segundo o Público Lacerda Machado e Vítor Escária [chefe de gabinete de António Costa] terão sido detidos, bem como o presidente da Câmara de Sines, o socialista Nuno Mascarenhas, assim como executivos de empresas e um advogado.  Rui Oliveira Neves [da Morais Leitão] e Afonso Salema (CEO da Start Campus) são os nomes conhecidos até ao momento.

Em janeiro, a PGR confirmou que a investigação aos negócios do lítio e do hidrogénio verde estava em curso, mas que não tinha, na altura, arguidos constituídos. Porém, segundo o Público, João Galamba, Duarte Cordeiro e Matos Fernandes serão agora constituídos arguidos.

Contactada pelo Negócios, a assessoria de comunicação do primeiro-ministro  confirmou a existência de buscas no gabinete de Vítor Escária, mas não faz mais comentários "à ação da justiça".

Fonte oficial do ministério do Ambiente também confirmou ao Negócios que estão a ser realizadas buscas. E a agenda da secretária de estado da Energia, Ana fontoura Gouveia, e do ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, para esta manhã foi cancelada.


(Notícia em atualização)
Ver comentários
Saber mais João Galamba João Matos SIC Notícias Polícia de Segurança Pública
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio