Notícia
Nos EUA, os bilionários estão ao lado de Clinton
Hillary Clinton angariou 21,1 milhões de dólares para a sua campanha, provenientes de 17 doadores norte-americanos que constam do Índice de Bilionários da Bloomberg. Já Donald Trump recebeu apenas 1,02 milhões de dólares.
Hillary Clinton, a candidata democrata à Casa Branca, tem o apoio dos cidadãos mais ricos dos Estados Unidos na sua corrida à presidência. Pelo menos, no que diz respeito ao apoio financeiro.
Segundo a Bloomberg, a antiga secretária de Estado angariou 21,1 milhões de dólares para a sua campanha de 17 doadores norte-americanos que constam do Índice de Bilionários da Bloomberg. Já o candidato republicano Donald Trump recebeu 1,02 milhões de dólares de 12 membros da lista.
Ainda que o papel dos cidadãos mais ricos na política norte-americana esteja sob crescente escrutínio, as contribuições dos bilionários que figuram na lista dos mais ricos representam 3% dos 708 milhões de dólares angariados pelos dois candidatos.
George Soros é o maior "gastador" do índice, tendo doado quase 11,9 milhões de dólares à causa de Hillary Clinton. O mega-investidor é a 17ª pessoa mais rica do país, com uma fortuna avaliada em 24,7 mil milhões de dólares.
O segundo mais generoso é James Simons, co-fundador do hedge fund Renaissance Technologies, com uma doação de 7 milhões de dólares à candidata democrata.
Da lista de doadores bilionários que apoiam Clinton fazem ainda parte nomes como Steven Spielberg, Ralph Lauren, Elon Musk e Warren Buffett.
Até ao momento, Trump fica muito aquém dos valores recebidos pela sua adversária. O seu mais generoso doador, o co-fundador da American Homes 4 Rent, Bradley Wayne Hughes, deu-lhe 449 mil dólares, enquanto a sua filha Tamara Hughes Gustavson dispensou 25 mil dólares.
"Penso que estas eleições vão determinar o curso deste país por um longo período de tempo", disse Thomas Peterffy, CEO do Interactivos Brokers Group, que apoia Trump. "Se vamos continuar no curso actual, de nomeação de juízes liberais e de não simplificar o código fiscal, vai ser muito difícil de reverter posteriormente. Estamos numa ladeira escorregadia a cair em direcção ao socialismo".
Há 40 bilionários no índice que doaram dinheiro a outros candidatos republicanos nas primárias e não fizeram qualquer doação a Trump.