Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Miguel Albuquerque perdeu a maioria absoluta na Madeira

Afinal não foram os votos nulos a fazer a diferença: a análise das actas das mesas de voto concluiu que houve erros de contagem dos resultados. Isso resultou na perda do 24º deputado do PSD, que estava garantido apenas por cinco votos de distância. O último deputado acabou por ser eleito pela CDU.

Hélder Santos
31 de Março de 2015 às 20:31
  • 32
  • ...

A Assembleia de Apuramento Geral na Madeira retirou a maioria absoluta a Miguel Albuquerque na Madeira. Mas não foi a análise dos votos nulos e protestados a fazer a diferença: de acordo com o que apurou o Negócios, houve erros de contagem que foram transmitidos à administração eleitoral. Segundo fonte da Direcção-Geral de Administração Eleitoral (DGAI), a assembleia de apuramento que hoje teve lugar no Funchal analisou as actas das mesas e concluiu que houve resultados transmitidos de forma deficiente.

 

Não é raro haver essas discrepâncias entre o resultado efectivo na mesa e o que é transmitido, explicou a mesma fonte, mas nunca foi tão decisivo. Um exemplo: basta trocar um dígito – se em vez de 112 votos forem transmitidos 211, a diferença é de 100 votos. Ora, uma vez que o PSD tinha uma vantagem de apenas cinco votos, qualquer erro de contagem poderia retirar-lhe a maioria.

 

O 47º deputado passou assim para a CDU e o PSD ficou com 23 deputados, insuficientes para controlar o parlamento regional.

 

Inicialmente, a CDU esperava conquistar o seu terceiro deputado através da recuperação de algum voto nulo em si, ou do descartamento de votos protestados no PSD. Mas não foi isso a fazer a diferença.

 

A Assembleia de Apuramento Geral vai agora publicar uma acta em que vai explicar em que mesa se detectaram as discrepâncias entre os votos contados e transmitidos.

 

A perda da maioria absoluta já é oficial, de acordo com a Lusa.

 

(notícia em actualização)

Ver comentários
Saber mais Miguel Albuquerque PSD Madeira eleições regionais Governo Regional da Madeira maioria absoluta
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio