Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marques Mendes: Excepção para os gestores da Caixa é "gravíssimo" se não for um lapso

O ex-líder da CGD diz que "alguém tem de explicar" porque aos gestores da CGD foi concedida uma excepção que os "desobriga" de efectuar três declarações.

Miguel Baltazar
Negócios 23 de Outubro de 2016 às 21:08
  • 7
  • ...

Marques Mendes classificou hoje de "gravíssimo" o facto de o Governo ter "desobrigado" os gestores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) de efectuarem três declarações – para o TC, para a PGR e para a Inspecção de Geral de Finanças – tal como é definido para os gestores públicos.

 

O Governo "desobrigou" os gestores da Caixa destas três exigências, pelo que das "duas uma: ou isto é um lapso e tem de ser corrigido, ou isto é intencional e é gravíssimo", afirmou o comentador na SIC.

 

Para o ex-líder do PSD, este facto é "gravíssimo, porque foi omitido até hoje por quem fez a lei; gravíssimo que passemos a ter um regime de excepção para a Caixa que ninguém compreende; gravíssimo porque é trocar a transparência pelo secretismo, o escrutínio pela opacidade. Alguém tem de explicar isto e com rapidez", afirmou.

 

Os gestores públicos têm actualmente que fazer três declarações: uma para o TC (declaração de rendimentos), outra para a PGR (sobre incompatibilidades e impedimentos) e uma terceira para a Inspecção Geral de Finanças (sobre participações que detenham em qualquer empresa). Segundo Marques Mendes, o Decreto-lei que foi implementado para permitir a nomeação da actual gestão da CGD retira esta três exigências, uma alteração que terá "passado despercebida a quase toda a gente".

 

Sobre a polémica relacionada com o salário do presidente da CGD, Marques Mendes assinala que "tem de haver equilíbrio e bom senso". Neste "caso concreto não houve esse equilíbrio. Pelo que veio a público, o anterior Presidente da Caixa ganhava por ano cerca de 200 mil euros; e o actual irá ganhar mais de 400 mil. Eu diria que nem 8 nem 80". 

Ver comentários
Saber mais Marques Mendes Caixa Geral de Depósitos Inspecção de Geral de Finanças PSD
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio