Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo sobre eleições em França: "Tudo o que não fortaleça o espírito europeu, não é bom"

O Chefe de Estado recusou fazer uma avaliação concreta da situação eleitoral em França, mas foi dizendo que tudo o que seja bom para fortalecer o "espírito europeu é óptimo."

Miguel Baltazar
24 de Abril de 2017 às 19:35
  • 3
  • ...

O Presidente da República evitou esta segunda-feira, 24 de Abril, pronunciar-se concretamente sobre os resultados da primeira volta das presidenciais em França, mas sublinhou a necessidade de o espírito europeu sair fortalecido daquele acto eleitoral.


"Tudo o que noutro país nosso parceiro fortaleça a União Europeia, o espírito europeu, é óptimo. Tudo o que não fortaleça, não é bom", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações transmitidas pela SIC Notícias, feitas aos jornalistas em Lisboa à margem da apresentação de um livro sobre o Papa Francisco.


O Chefe de Estado, que não fez considerações sobre nenhum dos candidatos, referiu-se no entanto à "comunidade importantíssima" de portugueses que vivem no país, e que têm "sensibilidades muito diversas e votaram de formas diferentes."

Na primeira volta, de acordo com os dados finais, o candidato centrista Emmanuel Macron e a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, foram os mais votados, passando à segunda volta.

Le Pen, que advoga a saída da França da Zona Euro, comprometeu-se também a referendar a desvinculação do país da União Europeia. Já Macron defendeu no seu discurso deste domingo a refundação da Europa e à renovação da França. "Não há várias Franças, apenas uma: a França dos patriotas, numa Europa que protege e que teremos de refundar", defendeu.


Questionado sobre o que vai dizer no seu discurso de amanhã, 25 de Abril, o Presidente da República português assegurou que o texto está escrito "há algum tempo" e prometeu que o discurso deverá "ser correspondente ao significado nacional da data e não discursos com mensagens subjacente à conjuntura política," argumentando que foi isso que aconteceu também do 10 de Junho.

Ver comentários
Saber mais União Europeia 10 de Junho Marine Le Pen Presidente da República Europa política economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio