Notícia
Bolsa nacional segue forte subida da Europa após eleições em França
O PSI-20 abriu a subir mais de 1%, apoiado na subida de mais de 3% do BCP e dos ganhos acentuados da Jerónimo Martins e EDP.
Os resultados das eleições em França estão a ser bem recebidos pelas bolsas, com os investidores a darem como muito provável que Macron vença Marine le Pen na segunda volta das eleições, marcadas para 7 de Maio.
O PSI-20 beneficia desde movimento, com uma subida de 1,64% na abertura da sessão, para 4.956,58 pontos. A tendência de alta é generalizada, com 17 cotadas em terreno positivo e apenas duas sem variação.
Com 97% dos votos contados, o centrista Emmanuel Macron lidera a primeira volta das presidenciais francesas com quase mais 2,5 pontos percentuais do que a candidata da extrema-direita. Segundo os dados do Ministério do Interior, Macron obteve 23,86% dos votos, enquanto Le Pen conquistou 21,43%.
O cenário de Le Pen chegar ao Eliseu, que era o mais temido pelos investidores, parece menos provável, já que todos os candidatos estão a apoiar Macron, que ao ter ganho na primeira volta, mais facilmente ficará de novo à frente de Le Pen a 7 de Maio.
É este no cenário que os mercados estão a descontar, com o euro em alta, os juros das obrigações soberanas em baixa e as bolsas em forte alta. Em Paris o CAC40 avança 2,62%, na subida mais acentuada desde Setembro.
A impulsionar a praça portuguesa está sobretudo o BCP, com um ganho de 3,84% para 0,1947 euros. Os restantes pesos pesados estão também em alta, com a EDP a ganhar 1,87% para 3,102 euros, a Jerónimo Martins a subir 1,89% para 16,405 euros e a Galp Energia a subir 1,16% para 14,34 euros.