Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo condecora ex-primeiras damas Maria José Ritta e Maria Cavaco Silva

As ex-primeiras-damas Maria José Ritta e Maria Cavaco Silva vão ser condecoradas esta quinta-feira pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia no Palácio de Belém.

Enquanto nos bastidores, Domingues, Centeno, Costa e Marcelo mantinham conversas sobre a entrega de declaração no TC, a lei aprovada em Conselho de Ministros a 8 de Junho era analisada em Belém. No dia 21, Marcelo promulga a alteração ao EGP e nove dias depois faz um comunicado a anunciar a decisão e a justificá-la. O comunicado centra-se apenas na excepção para os salários e omite a discussão tida em privado sobre a publicitação do património.
09 de Março de 2017 às 00:44
  • 2
  • ...

"O Presidente da República decidiu entregar amanhã [quinta-feira], 9 de Março, pelas 18:00, no Palácio de Belém, à Dra. Maria José Ritta e à Dra. Maria Cavaco Silva, as insígnias das condecorações com que decidiu agraciá-las", lê-se numa mensagem divulgada ainda na quarta-feira no 'site' da Presidência da República.

 

Na nota é recordado que também as mulheres dos antigos Presidentes Ramalho Eanes e Mário Soares já tinham sido anteriormente agraciadas. "A Dra. Maria Manuela Eanes e a Dra. Maria de Jesus Barroso tinham sido agraciadas pelo Presidente Jorge Sampaio", é referido na nota.

 

Na quinta-feira assinala-se o primeiro aniversário da tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República, a 9 de Março de 2016.

 

Maria José Ritta, mulher do antigo Presidente Jorge Sampaio, esteve no Palácio de Belém entre 1996 e 2006, anos em que assumiu a tempo inteiro o papel de "colaboradora número um do Presidente", conforme é referido numa nota biográfica disponível no 'site' do Museu da Presidência.

 

Ao fim de 30 anos de carreira, Maria José Ritta decidiu deixar a TAP em 1996 e procurou transformar o papel de primeira-dama num lugar de intervenção social.

 

"Os direitos da criança, a terceira idade, a pobreza, a pessoa com deficiência ou a integração dos socialmente excluídos são alguns dos temas que lhe são caros. Em 2001, preside à Comissão Nacional para o Ano Internacional do Voluntariado, promovendo várias iniciativas que visam incentivar o voluntariado nas mais diversas frentes e contribuir para a elaboração de um plano nacional de promoção e divulgação do trabalho voluntário", é ainda referido na nota biográfica.

 

Professora universitária de Língua e Cultura Portuguesa, Maria Cavaco Silva, mulher de Aníbal Cavaco Silva, chegou a Belém em 2006 e, durante 10 anos, também desempenhou a 'função' de primeira-dama a tempo inteiro. Nesse período promoveu e participou em iniciativas em diversas áreas, como a solidariedade, a cultura e a educação e dedicou-se a temas como a infância, a inclusão social e a deficiência.

 

"Os desafios que as famílias e os jovens enfrentam no mundo actual, ou as novas exigências em matéria de assistência social, sempre fizeram parte da sua agenda de atividades", lê-se na biografia de Maria Cavaco Silva disponível no 'site' do arquivo da Presidência da República.

Ver comentários
Saber mais Presidente Jorge Sampaio Marcelo Rebelo de Sousa Dra. Maria José Ritta Dra. Maria Cavaco Silva Ramalho Eanes Mário Soares Dra. Maria de Jesus Barroso Dra. Maria Manuela Eanes Aníbal Cavaco Silva política
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio