Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo já criou 27 grupos de trabalho, comissões ou unidades técnicas

O actual Governo tem 27 estruturas em funcionamento para estudar temas complexos. O gabinete da ministra da Presidência diz que o Executivo anterior criou mais.

Bruno Simão/Negócios
16 de Maio de 2018 às 15:00
  • ...
Em dois anos e meio de mandato, o actual Governo criou 27 comissões, grupos de trabalho, conselhos ou unidades técnicas. Para o Executivo a constituição destas estruturas enquadra-se numa "lógica de economia de meios e de máxima eficácia, e rigor de resultados". E reclama que o anterior Governo criou mais.

A discriminação de todas as estruturas foi feita pelo gabinete da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa numa resposta aos deputados do PSD divulgada no site do Parlamento esta terça-feira. Na resposta é possível contabilizar, ao todo, 27 comissões, grupos de trabalho, conselhos ou unidades técnicas em funcionamento na actual legislatura.

Contudo, o gabinete da ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, diz que, comparando com a anterior legislatura, "as iniciativas do actual Governo se revelam em número inferior", assinalando que durante os quatro anos de governação PSD/CDS foram criadas, "pelo menos, 26 estruturas de igual natureza".

É esta a resposta do Governo às questões dos deputados social-democratas. Na pergunta, Jorge Paulo Oliveira e Duarte Pacheco escreviam que "sendo normal a constituição destes organismos, a sua proliferação, dispersão por diferentes ministérios, aliado ao desconhecimento público do trabalho que produzem, alimentam a ideia de que são criados por tudo e por nada".

"Os cidadãos não fazem ideia de quantos destes organismos estão constituídos, a cada momento, nem para que servem", criticavam os deputados do PSD.

Estruturas sobre incêndios ou questões económicas destacam-se

Para que servem estas estruturas? Para o Governo este é um "valioso instrumento de auxílio à boa decisão e execução das políticas públicas quando estão em causa domínios de especial tecnicidade, interdisciplinaridade e complexidade". As 27 estruturas têm maioritariamente origem nos 17 Ministérios deste Executivo, sendo algumas delas interministeriais.

Em Outubro do ano passado, por exemplo, foi criada a estrutura de missão para a instalação do Sistema de Gestão Integradas de Fogos Rurais, após os incêndios que invadiram o país, liderada pelo engenheiro Tiago Martins de Oliveira. Nesta área existe também o Programa de Revitalização do Pinhal Interior criado no início deste ano.

No Ministério das Finanças, por exemplo, destaca-se o grupo de trabalho para a identificação de possíveis irregularidades na entrada de combustíveis no território nacional e o grupo de trabalho com a missão de promover uma análise da fiscalidade que incide sobre a energia. Além disso, existe um grupo de trabalho que avaliar o impacte da tributação das bebidas açucaradas.

Na área económica existe ainda a unidade de missão para a valorização do interior e a estrutura de missão para a capitalização de empresas. A lista completa do gabinete da ministra da Presidência pode ser consultada através do site Parlamento.

É preciso ressalvar que esta contabilização oficial do Governo pode pecar por defeito. Por exemplo, a recém-criada estrutura de missão para a Sustentabilidade do Programa Orçamental da Saúde não consta da lista. Além disso, foi constituído um grupo de trabalho para avaliar o impacto económico da alteração da taxa do IVA para 13% na prestação de serviços de alimentação e bebidas e outro grupo de trabalho para avaliar os benefícios fiscais. Também esses dois grupos não estão listados.
Ver comentários
Saber mais comissões grupos de trabalho unidades técnicas estruturas de missão Governo política estudos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio