Notícia
Frente Comum avança para greve da Função Pública
A greve está marcada para 27 de Outubro, anunciou Ana Avoila, no final de uma reunião nas Finanças.
Os sindicatos da Frente Comum (CGTP) vão avançar com uma greve nacional da Função Pública a 27 de Outubro. A decisão foi anunciada pela coordenadora, Ana Avoila, no final de uma reunião no Ministério das Finanças.
Em causa está o orçamento do Estado do próximo ano. A Frente Comum exige aumentos de salários, descongelamento total das progressões a 1 de Janeiro, pagamento integral das horas extra e alargamento das 35 horas de trabalho a todos os funcionários. Nenhuma destas medidas está contemplada, nestes termos, na proposta oficial do Governo e não há até ao momento sinais de que o Executivo possa ceder a todas.
"Esta greve é para ser feita. Só não é feita se o Governo quiser", referiu Ana Avoila, sustentando que a proposta do Governo "defrauda as expectativas dos trabalhadores".
Será a segunda greve da Função Pública este ano e a terceira deste Governo. A primeira, logo em Janeiro de 2016, teve como objectivo pressionar o Governo a garantir as 35 horas, medida que entrou em vigor em Julho, excepcionando, no entanto, os trabalhadores com contrato individual de trabalho.