Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eurosondagem: PS à frente com um ponto de vantagem sobre o PSD

A última sondagem da Eurosondagem mostra se as eleições fossem hoje seriam os socialistas a vencer, com um ponto de vantagem sobre o PSD. Já a popularidade de Catarina Martins está agora ao nível da de António Costa.

Pedro Elias
12 de Fevereiro de 2016 às 14:26
  • 295
  • ...

O estudo de opinião realizado pela Eurosondagem para a SIC e o Expresso mantém o PS à frente com 33,6% das intenções de voto, 1,1 pontos percentuais à frente do PSD que recolhe 32,5% das preferências dos eleitores consultados. Face à sondagem de Janeiro, socialistas sobem 0,3 pontos enquanto sociais-democratas crescem 0,4 pontos.

 

No essencial, os resultados deste novo estudo de opinião não sofrem grandes alterações face ao mês anterior. O Bloco de Esquerda recolhe 10% das intenções de voto, e a CDU obtém 8,4%. Estas duas forças da esquerda registam quedas muito ligeiras de 0,1 pontos. Já o CDS permanece inalterado nos 7,5% e o PAN cai 0,3 pontos para 1,2%.

 

Esta sondagem foi conduzida entre os dias 4 e 10 de Fevereiro, pelo que integra já a percepção dos eleitores relativamente às negociações entre Lisboa e Bruxelas sobre o Orçamento do Estado português para 2016. Depois da rejeição da Comissão Europeia ao esboço orçamental proposto pelo Governo liderado por António Costa, o ministro das Finanças, Mário Centeno, acabou por baixar as previsões de crescimento da economia e por aumentar a carga fiscal, nomeadamente sobre os combustíveis, veículos e ainda sobre a banca.

 

Apesar das variações ligeiras registadas pelos partidos com assento parlamentar, verifica-se que apenas PS e PSD sobem no barómetro de Fevereiro.

 

Popularidade de Catarina Martins ao nível de Costa

 

Apesar de o Bloco não ter subido, a popularidade da porta-voz do partido, Catarina Martins, prossegue a tendência de crescimento com o saldo positivo da líder bloquista a atingir já os 16,6 pontos, beneficiando da subida de 0,2 pontos .

 

Catarina Martins surge a apenas 0,1 pontos de António Costa, que com um saldo favorável de 16,7 pontos continua a ser o líder partidário com maior índice de popularidade.

 

Segue-se o futuro ex-presidente do CDS, Paulo Portas, com um saldo de 13,7 pontos, Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, com 4,8 pontos, e ainda o líder do PSD, Passos Coelho, com 4,6 pontos. A popularidade de Portas subiu 1,1 pontos e a de Passos 0,5 pontos, enquanto a de Jerónimo caiu 1,2 pontos.


Por fim, o Presidente da República, Cavaco Silva, que será substituído em Belém por Marcelo Rebelo de Sousa a 9 de Março, continua a registar níveis muito baixos de popularidade, especialmente se for tida em conta a habitual aceitação junto dos eleitores de que beneficiam os presidentes da República, com um saldo negativo de 13,2 pontos.

Ver comentários
Saber mais Eurosondagem PS PSD Bloco de Esquerda CDU CDS Orçamento do Estado António Costa Catarina Martins Paulo Portas Jerónimo de Sousa Passos Coelho Cavaco Silva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio