Notícia
Costa leva ex-autarca de Arouca para a pasta da Protecção Civil
O novo secretário de Estado da Protecção Civil, José Neves, presidiu à Câmara de Arouca até à semana passada. A nova secretária de Estado da Cidadania e Igualdade era técnica especialista no gabinete do ainda ministro adjunto Eduardo Cabrita.
Como se antecipava, a Protecção Civil passará a ser uma secretaria de Estado e vai ser liderada pelo ex-autarca de Arouca, José Artur Neves (na foto à esquerda). O socialista liderou os destinos do concelho do distrito de Aveiro entre 2005 e o último sábado, tendo sido impedido de se recandidatar nas eleições autárquicas do início deste mês por estar em limitação de mandatos.
Arouca foi um dos concelhos mais afectados pelos incêndios do ano passado, com 58% do seu território a ser afectado pelas chamas. A 15 de Agosto do ano passado, António Costa e Constança Urbano de Sousa deslocaram-se a Arouca e ouviram o então autarca José Artur Neves a estimar em 120 milhões de euros os prejuízos directos das chamas.
Jorge Gomes deixará de ser secretário de Estado da Administração Interna. Foi este governante que no passado fim-de-semana disse que os portugueses têm de ser resilientes e não podem estar à espera que os bombeiros os protejam.
Rosa Monteiro sobe a secretária de Estado
Pedro Siza Vieira irá manter, como ministro adjunto, um dos secretários de Estado de Eduardo Cabrita: trata-se de Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais, que amanhã será reconduzido no cargo. A pasta que muda de titular é a da Cidadania e Igualdade: Catarina Marcelino deixa o Executivo para ser substituída por Rosa Monteiro, que era técnica especialista do gabinete de Eduardo Cabrita, com funções na área da igualdade de género e cidadania.
Rosa Monteiro já tinha experiência nessa área, tendo sido vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres entre 2012 e 2015. Também foi vereadora do PS (sem pelouro) na Câmara Municipal de Viseu entre 2013 e 2017.
Isabel Oneto reconduzida na Administração Interna
Isabel Oneto, que era até aqui secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, é reconduzida e vai manter essa pasta. Esta advogada foi deputada do PS, entre 2009 e 2015, governadora Civil do Porto entre 2005 e 2009 e quatro anos antes foi vereadora na Câmara Municipal do Porto.
Já Carlos Miguel deixará de reportar a Eduardo Cabrita, que passa de Ministro Adjunto para Ministro da Administração Interna, e passa a responder perante Pedro Siza Vieira.
A tomada de posse dos novos governantes está marcada para amanhã, sábado, às 9:30.