Notícia
Governo cria nova secretaria de Estado para a Protecção Civil
Eduardo Cabrita, que substituirá Constança Urbano de Sousa na Administração Interna, deverá ter três secretários de Estado, um deles com a pasta da Protecção Civil, avança o Público na sua edição desta sexta-feira, 20 de Outubro.
A Protecção Civil deverá voltar a estar individualizada numa secretaria de Estado com o novo ministro que assumirá a pasta da Administração Interna. Segundo o Público, passarão a ser três os secretários de Estado que trabalharão com Eduardo Cabrita, que tomará posse este sábado, 19 de Outubro, juntamente com Pedro Siza Vieira, que o substituirá no cargo de ministro adjunto do primeiro-ministro.
Com a criação de uma secretaria de Estado para a Protecção Civil, o Governo estará a dar resposta a uma das indicações do relatório da Comissão Técnica Independente que avaliou os incêndios e que apontava para a criação de uma estrutura política responsável por esta área.
Eduardo Cabrita terá como missão lançar a reforma das políticas de combate e prevenção de incêndios em Portugal, não estando ainda claro que manterá as competências que tinha até agora ao nível da descentralização de competências para as autarquias.
No Conselho de Ministros de sábado serão aprovadas várias resoluções com vista a cumprir as recomendações do relatório da Comissão Técnica Independente sobre os incêndios de Pedrógão Grande.