Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cavaco: "Distanciamento" mediático é fundamental para a dignidade do Presidente"

Sem mencionar Marcelo, o ex-presidente da República critica a proximidade do seu sucessor aos media. E garante: "durante dez anos, nunca telefonei a um jornalista".

18 de Março de 2017 às 10:55
  • ...
Já muito se disse e se escreveu sobre as diferenças no exercício das funções de Presidente da República entre Marcelo Rebelo de Sousa e o seu antecessor, Aníbal Cavaco Silva. A partir deste sábado, ficou a saber-se, através da entrevista que concedeu ao jornal Público, que Cavaco Silva desaprova a proximidade de Marcelo aos media, considerando que é atentatória da dignidade das funções do Presidente.

Questionado sobre o distanciamento que sempre cultivou face à comunicação social, o ex-presidente responde que "este distanciamento, em minha opinião, é fundamental para a dignidade do exercício da função".

Para Cavaco Silva, é preciso "respeitar os profissionais da comunicação social que analisam e acompanham o Presidente da República, mas manter a total independência [...] é uma exigência da dignidade no exercício da função. Por isso, garante, "durante dez anos nunca telefonei a um jornalista", ao contrário do que é a prática de "muitos políticos que telefonam com frequência", no que pode ser lido como uma referência directa ao actual Presidente. E continua: "É a minha interpretação do exercício do exercício do mandato: independência de todos os poderes, sejam corporações económicas, seja do meio jornalístico, seja de partidos. Acho que desempenhei a função com muita isenção".





Ver comentários
Saber mais Cavaco Silva distanciamento media comunicação social dignidade fundamental Presidente
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio