Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ricardo Reis sobe ao palco de Jackson Hole

Professor da London School of Economics, o economista português é um dos mais conceituados do mundo em macroeconomia, em particular na abordagem à economia monetária. Agora, vai a Jackson Hole para apresentar a sua análise à "Estrutura dos Balanços dos Bancos Centrais".

26 de Agosto de 2016 às 13:01
  • 19
  • ...

Ricardo Reis, professor da London School of Economics e um dos mais conceituados economistas portugueses, será um dos oradores do Simpósio de Política Económica de Jackson Hole. Com apresentação marcada para as 16:00 (hora de Lisboa) de sábado, 27 de Agosto, o especialista terá 45 minutos para expor a sua análise sobre "A Estrutura dos Balanços dos Bancos Centrais".

Com uma longa lista de distinções, Ricardo Reis destaca-se como um dos mais influentes economistas mundiais em macroeconomia, em especial na sua abordagem à economia monetária. Nos últimos anos, a sua investigação tem incidido sobre a crise soberana da Zona Euro – tendo até escrito um artigo sobre o caso particular de Portugal –, mas também no tratamento dado pelos bancos centrais aos activos que detêm no balanço e na resposta monetária que estes têm dado à crise financeira de 2008.

Licenciado em Economia pela London School of Economics, Ricardo Reis conta também com um doutoramento em Economia pela Harvard University. Até este ano, o economista era professor na Columbia University, em Nova Iorque, tendo então ingressado na London School of Economics. Mas aos 37 anos, Ricardo Reis conta ainda com uma passagem como professor assistente na Princeton University.

Jackson Hole repleto de estrelas

Apesar das já conhecidas ausências de Mario Draghi e Mark Carney, a verdade é que Jackson Hole continua a destacar-se com participantes de peso. Segundo a agenda do evento, Haruhiko Kuroda, governador do Banco do Japão, juntar-se-á a Benoît Coeuré, membro do conselho executivo do BCE, e a Agustín Carstens, governador do Banco do México, para o painel de encerramento do simpósio organizado pela Fed de Kansas City.

Mas há mais. Jackson Hole contará ainda com a presença de nomes de relevo como Jeremy Stein, antigo membro do comité de política monetária da Fed e actual professor na Harvard University, Jean-Pierre Danthine, antigo vice-governador do Banco Nacional da Suíça e actual presidente da Paris School of Economics, Marianne Nessén, directora do Departamento de Política Monetária do Riksbank, Peter Blair Henry, reitor da Stern School of Business da New York University, bem como Randall Kroszner, antigo governador da Fed e actual professor na University of Chicago.

Estes são alguns dos participantes da 40ª edição do Simpósio de Jackson Hole, cujo tema principal é "Designing Resilient Monetary Policy Frameworks for the Future". O evento arrancou na quinta-feira, 25 de Agosto, com o discurso de Esther George, presidente da Fed de Kansas City. Um dos pontos altos de Jackson Hole – que termina no sábado –,será o discurso de Janet Yellen, presidente da Fed, que está agendado para as 15:00 (hora de Lisboa) desta sexta-feira. A expectativa é que a responsável abra o jogo quanto a uma possível subida dos juros ainda este ano.

Ver comentários
Saber mais Jackson Hole Reserva Federal dos EUA Ricardo Reis Janet Yelen Mario Draghi Wyoming EUA política monetária economia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio