Notícia
James Bullard defende aumento de juros ainda este ano
Se estivermos numa reunião e sentirmos que as condições [económicas] estão a melhorar, talvez seja então uma boa altura para o fazer", afirmou o presidente da Reserva de Saint Louis, referindo-se a um aumento de juros.
A menos de duas horas de a presidente da Reserva Federal norte-americana, Janet Yellen, discursar no encontro de banqueiros centrais de Jackson Hole - numa intervenção onde os mercados esperam ler indicações do ritmo de aumento de juros nos EUA -, James Bullard, um dos membros do comité de política monetária da Fed, insiste que o banco central deve subir o preço do dinheiro ainda este ano.
Em declarações à CNBC, Bullard, que lidera o banco da Reserva de Saint Louis e tem direito de voto no comité, afirmou que apesar de a inflação continuar baixa não está longe do objectivo da Fed, próximo mas abaixo dos 2%, numa altura em que o mercado de trabalho experimenta melhorias.
O próximo encontro da Reserva, em Setembro, deverá assim ser um momento indicado para aumentar as taxas, nomeadamente elevando para 0,63% a taxa de referência, que em Dezembro conheceu a primeira subida em mais de nove anos, para a banda entre os 0,25% e os 0,5%.
"Sou agnóstico em relação a quando fazer isso. (…) Se estivermos numa reunião e sentirmos que as condições [económicas] estão a melhorar, talvez seja então uma boa altura para o fazer [aumentar os juros]", afirmou esta sexta-feira, 26 de Agosto, àquela estação de televisão.