Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Draghi: Juros baixos são "janela de oportunidades" para realizar reformas estruturais

O presidente do BCE defende que, ao contrário do que muitos dizem, as medidas não convencionais do BCE não retiram estímulos aos governos para implementarem reformas. Em vez disso, dão espaço e suporte.

8º Mario Draghi, 602 notícias - O BCE continuou este ano a ter um papel determinante no rumo dos mercados, com várias decisões relevantes a mexerem nos mercados. O presidente da autoridade monetária foi citado em mais de 600 notícias do Negócios este ano.
Reuters
30 de Novembro de 2016 às 16:57
  • 4
  • ...

Mario Draghi voltou a pedir aos governos da Zona Euro que não percam "a janela de oportunidades" proporcionada pelos juros baixos para fazer reformas estruturais.

"A política monetária está a dar apoio e espaço aos governos para levarem a cabo as reformas estruturais necessárias", afirmou o presidente do Banco Central Europeu (BCE), num discurso em Madrid, esta quarta-feira. "Cabe aos governos da Zona Euro agir, individualmente ao nível nacional, e conjuntamente ao nível europeu".

Ainda que a região da moeda única tenha mostrado alguma resiliência perante a turbulência global, o crescimento da produtividade tem sido lento e o desemprego mantém-se elevado.

Como Draghi já havia referido anteriormente, a política monetária tem sido um grande impulsionador da economia do euro, numa altura em que a autoridade monetária tem no terreno um plano de acção não convencional.

No entanto, esta abordagem também tem sido alvo de algumas críticas – nomeadamente da Alemanha – por alegadamente reduzir a pressão sobre os governos para implementarem importantes reformas estruturais. Uma visão que o presidente do BCE contesta.

"Existem certamente alguns comentadores que acreditam que as medidas não convencionais do BCE estão a retirar os incentivos à reforma. Taxas de juros mais baixas tendem a apoiar, em vez de dificultar, a implementação de reformas", sublinhou Mario Draghi, no discurso citado pela Bloomberg. "Vemos isso confirmado por evidências anedóticas em alguns países maiores da Zona Euro, que implementaram recentemente importantes reformas do mercado de trabalho".

O discurso do presidente do BCE foi a última aparição pública agendada antes da reunião mensal de política monetária do banco central, agendada para a próxima quinta-feira, 8 de Dezembro.

 

Ver comentários
Saber mais Mario Draghi BCE política monetária Zona Euro juros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio