Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Brexit: BCE coordenado com Banco de Inglaterra para acalmar mercados

Caso os britânicos optem pela saída da União Europeia, o BCE irá tomar medidas para acalmar a previsível tensão nos mercados e irá actuar em conjunto com o Banco de Inglaterra.

Negócios 14 de Junho de 2016 às 16:05
  • 2
  • ...

O BCE e o Banco de Inglaterra irão actuar em conjunto caso os britânicos optem pela saída da União Europeia no referendo de 23 de Junho, segundo a Reuters.

Entre as medidas de emergência para travar a expectável turbulência nos mercados num cenário de vitória do Brexit estarão linhas de troca cambiais entre os dois bancos centrais, de forma a fornecer aos bancos europeus as libras e os euros que necessitarem.

Caso o Brexit vença, "haverá uma declaração de que será feito tudo o que for necessário para manter uma adequada liquidez no mercado", disse um responsável do BCE não identificado à Reuters. Segundo a agência, esse anúncio dos bancos centrais poderia mesmo ser feito logo na manhã de 24 de Junho. Até porque, no dia do referendo (23 de Junho), Mark Carney, governador do Banco de Inglaterra, estará reunido em Frankfurt, com Mario Draghi e outros responsáveis do BCE.

O plano de apoio que está a ser desenhado pelos bancos centrais surge numa altura em que os investidores mostram cada vez mais nervosismo com a possível saída do Reino Unido. Isto depois das últimas sondagens terem indicado que os defensores do Brexit levam vantagem. Duas delas, divulgadas pelo "The Guardian", davam seis pontos de vantagem à opção para sair da União Europeia.

O Banco de Inglaterra já tinha observado que a "elevada incerteza" em torno do Brexit está a tornar mais difícil para os bancos britânicos acederem a moedas internacionais, o que levaria a uma revisão dos acordos para trocas cambais com outras autoridades monetárias. 

Ver comentários
Saber mais BCE Banco de Inglaterra União Europeia Mark Carney governador do Banco de Inglaterra Frankfurt Mario Draghi Reino Unido
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio