Notícia
Apoio pelo Brexit ganha força com The Sun a apoiar saída
O jornal que mais vende no Reino Unido juntou-se à campanha pela saída da União Europeia, num momento em que os investidores continuam a desfazer-se dos activos de risco.
Falta pouco mais de uma semana para o referendo no Reino Unido para votar se o país deve manter-se na União Europeia ou deve sair. E o apoio pela saída está a ganhar apoios, com as sondagens a mostrarem que o Brexit está à frente. A possibilidade dos britânicos abandonarem a UE está a abalar os mercados financeiros, num momento em que a campanha pela saída continua a ganhar novos defensores.
Os defensores da saída do Reino Unido da UE vão ganhar o referendo de 23 de Junho sobre esta questão, com seis pontos de vantagem, 53% contra 47%, indicam duas sondagens publicadas pelo diário The Guardian.
Os receios que o Brexit se materialize continuam a arrastar as bolsas mundiais. As praças nipónicas recuaram pelo quarto dia consecutivo e as bolsas do Velho Continente registam quedas em torno de 1%, à medida que se torna cada vez mais evidente que a possibilidade do Reino Unido sair do euro, no dia em que o The Sun, o jornal com mais vendas no país, apoiou o Brexit na capa da edição desta terça-feira, 14 de Junho.
O diário defende que fora da UE o país pode enriquecer mais, tornar-se mais seguro e livres para traçar "o nosso próprio destino, como a América, o Canadá, Austrália, Nova Zelândia e muitas outras grandes democracias já fazem". O The Sun alerta os britânicos que se decidirem ficar, o Reino Unido vai ser engolido dentro de poucos anos pela Alemanha.
A libra continua a sua trajectória descendente. A moeda do Reino Unido cai 0,8% para 1,4152 dólares, depois de ter tocado mínimos de Abril de 2014 na sessão anterior. A volatilidade adjacente à divisa também está a disparar. Subiu para mais de 28,55% no início desta semana, mais de três vezes o nível registado no final do ano passado.