Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE volta a abrandar compras de activos

Banco central compra 2,238 mil milhões de euros em "covered bonds". Um valor que eleva a actuação sobre este programa para um total de 12,7 mil milhões.

Bloomberg
24 de Novembro de 2014 às 14:47
  • 3
  • ...

O Banco Central Europeu (BCE) comprou na passada semana 2,238 mil milhões de euros em "covered bonds" (obrigações sobre hipotecas e obrigações sobre crédito bancário ao sector público). O programa de compra de activos, que a instituição liderada por Mario Draghi iniciou a 20 de Outubro, acumula já um total de 12,723 mil milhões no balanço do banco central.

 

Naquela que é já a quinta semana de compras de activos pelo BCE, o valor é o segundo mais baixo até ao momento. Apenas quando deu início ao programa, o valor foi mais reduzido: 1,704 mil milhões de euros.

 

O programa de compra de activos do banco central continua, assim, a ficar aquém do objectivo definido pelo próprio presidente para o final de 2016, de cerca de um bilião de euros. Em média, o BCE tem adquirido 2,54 mil milhões de euros em "covered bonds" por semana o que, a manter-se, traduzir-se-á num total de cerca de 290 mil milhões.

 

Contudo, apenas na passada sexta-feira, 21 de Novembro, a instituição deu início às compras de instrumentos de dívida titularizados ("asset-backed securities"), não sendo para já conhecido o valor aplicado. Adicionalmente, Mario Draghi por diversas vezes deu já a indicação de que o BCE poderá avançar para a compra de dívida soberana, algo que levaria a uma expansão mais acelerada do balanço do banco central.

 

(Notícia actualizada às 17h44, corrigindo de "obrigações cobertas" para "covered bonds" e de "activos cobertos" para "instrumentos de dívida titularizados")

Ver comentários
Saber mais mario draghi bce política monetária economia mercados
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio