Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE mantém taxa de juro de referência em mínimo

0,05%. Tal como esperado pelos economistas, continua a ser esta a taxa de juro de referência definido pelo BCE. Os depósitos na autoridade monetária também continuam a custar dinheiro, já que a taxa segue nos -0,2%.

Andrew Harrer/Bloomberg
03 de Setembro de 2015 às 12:47
  • ...

Foi no arranque de Setembro de 2014 que o Banco Central Europeu desceu a taxa de juro de referência para a Zona Euro para 0,05%. Em Setembro de 2015, continua a ser este o valor da taxa. 

A autoridade monetária sob o comando de Mario Draghi (na foto) decidiu manter a taxa de juro nos 0,05%, tal como era antecipado pelos economistas consultados pela agência Bloomberg. Os economistas acreditam, igualmente, que, em Outubro, a taxa manter-se-á intacta. 

Os depósitos na autoridade monetária também continuam a custar dinheiro, já que a taxa segue nos -0,2%, conforme decidiu o Conselho do BCE esta quinta-feira, 3 de Setembro. Ou seja, os bancos têm de pagar para ter o seu dinheiro colocado em Frankfurt. 

Estas decisões surgem num momento delicado para a economia mundial, já que a China continua a mostrar sinais de abrandamento - o que tem causado disturbios nos mercados financeiros - e fala-se, igualmente, na subida de juros nos Estados Unidos. 

Assim, apesar de manter inalteradas as principais taxas no mercado financeiro da Zona Euro, é esperado que Draghi, na conferência de imprensa que se irá realizar pelas 13h15, traga palavras de garantia de estabilidade, nomeadamente através de uma dinamização dos estímulos à economia - o programa de flexibilização (QE) foi iniciado há seis meses. 

O BCE irá apresentar as previsões para a inflação e para o crescimento económico. 


(Notícia actualizada com mais informações pelas 12h57)

Ver comentários
Saber mais BCE Mario Draghi juros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio