Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banco central da Suíça regista prejuízos recorde de 49 mil milhões de euros  

A subida da moeda contra o euro originou prejuízos recorde no banco central da Suíça depois de a autoridade monetária ter decidido acabar com a ligação do franco suíço à divisa da Zona Euro.

A carregar o vídeo ...
SNB Reports 1H Loss of CHF50B on Franc Appreciation
31 de Julho de 2015 às 13:55
  • 4
  • ...

O Swiss National Bank (SNB), banco central da Suíça, anunciou esta sexta-feira, 31 de Julho, que fechou o primeiro semestre com um resultado líquido negativo de 50,1 mil milhões de francos suíços (49 mil milhões de euros).

 

Um valor que representa o prejuízo mais elevado de sempre para a autoridade monetária suíça e que se justifica quase exclusivamente com as perdas que o banco central da Suíça incorreu no mercado cambial.

 

Este prejuízo resultou sobretudo da valorização do franco suíço face ao euro, depois de o SNB ter decidido deixar cair a ligação entre a moeda e o euro. A divisa suíça apreciou face à moeda europeia na sequência desta decisão, provocando perdas potenciais nas reservas em euros do SNB. 

 

Desde meados de Janeiro o franco valorizou 13% face ao euro e está esta sexta-feira a ser transaccionado a 1,05701 francos por euro. Antes o banco central tinha como meta uma taxa de câmbio de 1,20 francos por euro, sendo que para a cumprir tinha que comprar euros no mercado.

 

O SNB registou também perdas de 3,2 mil milhões de francos (3 mil milhões de euros) com a perda de valor do ouro, tendo ganho 530 milhões de francos (499 milhões de euros) com as taxas de juro negativas que impôs nos depósitos efectuados pelos bancos.

 

Com este nível de prejuízos nos primeiros seis meses do ano, o SNB não deverá conseguir pagar os habituais dividendos ao Governo suíço e aos cantões do país. O que, segundo a Bloomberg, pode colocar mais pressão sobre as regiões suíças, que já enfrentam uma pressão económica pelos efeitos da decisão do SNB de abandonar a ligação ao euro.

Ver comentários
Saber mais Swiss National Bank SNB Suíça
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio