Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Trump já tem os delegados para garantir a nomeação republicana

Segundo a Associated Press, o multimilionário norte-americano ultrapassou a barreira dos 1.237 delegados necessários para assegurar a nomeação presidencial nas primárias do Partido Republicano.

Bloomberg
26 de Maio de 2016 às 18:17
  • ...

Já não restam dúvidas, se é que ainda as havia. Donald Trump vai mesmo ser o candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos. Segundo uma informação que está a ser avançada pela Associated Press (AP), o multimilionário norte-americano já obteve o apoio do número de delegados necessário a assegurar a nomeação nas primárias republicanas.

 

A AP garante que Trump ultrapassou o "número mágico" de 1.237 delegados necessários à nomeação republicana, tendo já atingido os 1.238. Para o fazer, o polémico multimilionário beneficiou do apoio entretanto conferido por um pequeno conjunto de delegados que ainda não se tinham comprometido apoiar nenhum candidato em particular. Isto depois de na terça-feira ter recolhido o apoio de 40 dos 44 delegados em jogo nas primárias do estado de Washington.

 

Pam Pollard, presidente dos republicanos no estado do Oklahoma, citada pela AP, diz que Donald Trump "tocou na parte do nosso eleitorado que não gosta da forma como está o nosso país". Pollard afiança não ter "qualquer problema em apoiar o senhor Trump".

 

A declaração de Pam Pollard confirma uma tendência que se vem verificando nas últimas semanas, com vários republicanos críticos da actuação de Trump a atribuírem o seu apoio ao multimilionário, dada a antecipada e agora certa nomeação do polémico candidato. Uma importante figura do partido a fazê-lo foi, Reince Priebus, presidente do Conselho Nacional Republicano, que há poucas semanas pediu a união do "Grand Old Party" em torno de Trump.

 

Este era um resultado previsível depois da desistência dos seus principais rivais na corrida à nomeação republicana. Depois de Ted Cruz e John Kasich terem desistido no mesmo dia, o caminho para a vitória de Trump nas primárias do Partido Republicano já havia ficado definitivamente em aberto. Agora, com o apoio destes delegados que até aqui ainda não se tinham vinculado a nenhum candidato, Donald Trump chegará à convenção nacional republicana, marcada para o próximo mês de Julho, em Cleveland, sem qualquer concorrência efectiva. Até à convenção de Cleveland há agora 303 delegados em disputa.

 

A poucos meses das presidenciais norte-americanas de 8 de Novembro, Donald Trump apareceu como potencial vencedor em algumas sondagens publicadas nos últimos dias. Mais concretamente no estudo da ABC News e do Washington Post, em que Trump consegue recolher 46% das intenções de voto, mais do que os 44% conseguidos pela provável candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton.

 

Contudo a generalidade das sondagens nacionais publicadas continuam a apontar Hillary como grande favorita à sucessão do actual presidente, Barack Obama. Também Bernie Sanders, o socialista senador do Vermont, que surge com cada vez menos hipóteses de garantir a nomeação democrata, aparece como favorito numa eventual corrida presidencial contra Donald Trump. 

Ver comentários
Saber mais Donald Trump Partido Republicano Estados Unidos Associated Press Ted Cruz John Kasich Casa Branca Presidenciais Bernie Sanders Barack Obama Hillary Clinton
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio