Notícia
Superdelegados dão a nomeação democrata a Hillary Clinton
Hillary Clinton terá assegurado esta madrugada a maioria dos delegados na corrida para a nomeação do Partido Democrata, noticia a Associated Press (AP). A diferença terá sido um maior número de superdelegados.
São 2.383 os delegados necessários para ter uma maioria nas primárias democratas e Hillary Clinton terá atingido esse número mágico durante a noite de ontem. 24 horas antes de a Califórnia ir a votos, a AP explica que um aumento de última hora do número de superdelegados que a apoiam permitiu à antiga primeira-dama assegurar desde já a nomeação.
A confirmar-se, Clinton será a primeira mulher a ser nomeada candidata por um dos dois grandes partidos norte-americanos.
We’re flattered, @AP, but we've got primaries to win. CA, MT, NM, ND, NJ, SD, vote tomorrow! https://t.co/8t3GpZqc1U
— Hillary Clinton (@HillaryClinton) June 7, 2016
Esta conclusão não é exactamente pacífica, porque conta com os delegados atribuídos por escrutínio eleitoral, bem como com os superdelegados, figuras destacadas do partido que têm liberdade para escolher qualquer um dos candidatos, independentemente da forma como correm as eleições.
Esse foi precisamente o argumento utilizado pela campanha de Bernie Sanders, que disse ser precipitado contar já com os superdelegados, uma vez que eles só votam na convenção (momento em que são eleitos os candidatos de cada partido). Entre hoje e 25 de Julho, alguns deles podem mudar de opinião e passar apoiar Sanders. O timing é especialmente incómodo para o senador do Vermont, uma vez que hoje é um dia de primárias decisivas e esta notícia pode desmotivar alguns dos seus apoiantes. Ainda assim, Sanders garantiu que não vai desistir e que continuará a sua campanha até Julho.
I am running for president because it is too late for establishment politics and too late for establishment economics. We need real change.
— Bernie Sanders (@BernieSanders) June 7, 2016
Clinton leva uma vantagem de "apenas" 291 delegados atribuídos em eleições. No entanto, quando contabilizados estes superdelegados com liberdade de escolha de candidato, essa diferença dispara para 814.
Conte-se ou não com os superdelegados, as próximas horas serão decisivas para estas primárias. Os democratas vão hoje novamente a votos na Califórnia, Montana, Novo México, Dakota do Norte, Dakota do Sul e New Jersey. Em disputa estarão mais de 800 delegados, atribuídos proporcionalmente.