Notícia
Putin: "A América é uma república das bananas ou quê?"
Washington acusou recentemente a Rússia de ter orquestrado vários grandes ataques informáticos para influenciar a campanha presidencial nos Estados Unidos. Putin nega e diz que há uma vaga de "histeria" contra Moscovo.
O Presidente russo, Vladimir Putin, classificou como histeria as acusações de que a Rússia está a tentar influenciar as eleições nos Estados Unidos favorecendo o candidato republicano, Donald Trump, em detrimento de Hillary Clinton.
O homem forte do Kremlin, que proferia nesta quinta-feira, 27 de Outubro, um discurso sobre as relações internacionais perante especialistas e antigos dirigentes estrangeiros convidados pelo club Valdaï, em Sotchi, no sul do país, criticou longamente os Estados Unidos que utilizam, segundo ele, as questões internacionais para servir os seus interesses, acenando com o perigo "estúpido" de uma "pseudo-ameaça russa"."Poderíamos pensar que existe nos Estados Unidos um grande número de problemas prementes (...) Mas, pelos vistos, a elite não tem mais nada a dizer, não tem mais nada para acalmar a sociedade e, portanto, é mais fácil atrair a atenção das pessoas para os autodenominados piratas informáticos, espiões, agentes de influência russos", acrescentou.
"Será que alguém realmente pensa que a Rússia pode influenciar a escolha do povo americano? A América é uma república das bananas ou quê? A América é uma grande potência", prosseguiu Putin.
Washington acusou recentemente a Rússia de ter orquestrado vários grandes ataques informáticos para influenciar a campanha presidencial nos Estados Unidos, acusações quePutin rejeitou.
A Rússia foi acusada nos Estados Unidos de querer favorecer o candidato republicano, o polémico multimilionário Donald Trump, que elogiou o líder do Kremlin e defendeu melhores relações com ele.