Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Marcelo: Uma crise internacional repentina pode perturbar escolha da ONU

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta quarta-feira que uma crise internacional que surja de repente nalgum ponto do globo pode perturbar a escolha do novo secretário-geral das Nações Unidas (ONU), alterando o quadro actual.

A carregar o vídeo ...
21 de Setembro de 2016 às 22:36
  • ...

Em declarações aos jornalistas, em Nova Iorque, o chefe de Estado referiu que, daqui até ao momento da decisão, é preciso ver "se não há nenhum factor na vida internacional que de repente perturbe aquilo que é o quadro da situação que hoje existe".

 

Sem falar de um lugar em concreto, o Presidente da República acrescentou: "Imagine que há num ponto qualquer do globo um afrontamento entre Estados Unidos e Federação Rússia".

 

"Como sabem, a coisa mais volátil que há, que mais muda, é a situação internacional. Uma crise num determinado ponto, um afrontamento noutro ponto, mesmo a nível dos membros países mais significativos, pode causar tensões e pode alterar o quadro que existe", advertiu.

 

Questionado se estava a pensar na Síria, Marcelo Rebelo de Sousa respondeu: "Pode haver [uma crise] nalgum ponto. Felizmente, não há neste momento um sinal de agravamento, para além do que já ocorreu nos últimos dias. Mas na vida internacional tem de se estar atento a esse tipo de fenómenos".

 

O Presidente da República defendeu que a candidatura do antigo primeiro-ministro António Guterres e a diplomacia portuguesa têm feito "tudo certo" e que esse é o quadro que actualmente existe. "Agora, há factores externos que não dependem estritamente, nas próximas semanas, daquilo que tem sido feito", salientou.

Ver comentários
Saber mais Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa política António Guterres
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio