Notícia
Guerra comercial: Seul anuncia retaliação contra os EUA e Moscovo estuda resposta
Os EUA encaram duas novas frentes na guerra comercial iniciada pela imposição de tarifas a algumas importações. Após a China, Coreia do Sul e Rússia também vão retaliar.
A Coreia do Sul notificou esta sexta-feira a Organização Mundial do Comércio (OMC) que vai suspender a isenção de taxas alfandegárias aplicadas até agora às importações provenientes dos EUA em represália às tarifas impostas por Donald Trump sobre as exportações sul-coreanas de máquinas de lavar roupa e painéis solares.
Em Janeiro, Washington anunciou tarifas de 30% sobre as importações de painéis solares e de até 50% sobre as de máquinas de lavar roupa.
"Durante as consultas bilaterais em Fevereiro, a Coreia do Sul indicou que as acções dos EUA violam as regras da OMC e solicitou compensações equivalentes ao prejuízo causado às empresas sul-coreanas, mas as duas partes não chegaram a acordo", refere o ministério.
"O ministério notificou a OMC dos seus planos de suspender as isenções comerciais às importações oriundas dos EUA e irá remeter posteriormente uma lista de produtos", acrescenta.
Rússia estuda resposta a tarifas dos EUA
Também esta sexta-feira, o vice-primeiro-ministro russo, Arkady Dvorkovich, revelou que o Kremlin irá discutir nos próximos dias medidas para proteger as empresas russas das tarifas sobre o aço e alumínio impostas pelos EUA.
Em Março, o governo russo indicou que iria preparar uma lista de restrições a produtos importados dos EUA em resposta às tarifas impostas pela Casa Branca.