Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

EUA e China vão retirar tarifas por fases. Assinatura do acordo pode derrapar para dezembro

As autoridades chinesas dizem que há acordo para retirar tarifas de forma faseada. Ainda assim, a assinatura do acordo já não deverá acontecer este mês como inicialmente previsto.

Reuters
07 de Novembro de 2019 às 07:52
  • ...
O porta-voz do Ministério do Comércio chinês anunciou esta quinta-feira, 7 de novembro, que a China e os Estados Unidos chegaram a acordo para retirar as tarifas por fases. Contudo, esse acordo poderá só vir a ser assinado em dezembro, ao invés de em novembro como inicialmente previsto, segundo a Bloomberg. 

O montante de tarifas que vão ser retiradas na primeira fase dependerá do "conteúdo" exato do acordo, esclareceu o porta-voz.

Washington e Pequim têm estado a negociar um acordo comercial parcial que irá implicar que os EUA retirem algumas tarifas sobre as importações chinesas. Em troca, a China terá de comprar bens agrícolas norte-americanos e outros produtos. 

Esse acordo comercial, ainda que limitado, deverá ser assinado pelos líderes dos dois países numa cimeira. Inicialmente o encontro era apontado para este mês numa cimeira internacional no Chile que viria a ser cancelada, mas a Bloomberg escreve, com base numa fonte próxima do processo, que a assinatura poderá derrapar para dezembro.

Além disso, a agência de informação financeira revela que dois locais (Alaska e Iowa) nos EUA já foram eliminados como possíveis anfitriões para esse encontro que é esperado com expectativa pelos mercados financeiros. O porta-voz do Ministério do Comércio chinês disse apenas que ainda não estava fechado o local. Estão também a ser avaliadas localizações na Ásia e na Europa para a concretização desse encontro.

De Washington os sinais que chegam também indicam que um acordo está iminente. "As negociações continuam e está a haver progresso no texto da fase 1 do acordo", afirmou o porta-voz da Casa Branca, Judd Deere, esclarecendo que irá comunicar o local da assinatura do acordo assim que estiver escolhido.
Ver comentários
Saber mais EUA China Trump Xi Jinping tarifas disputa comercial
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio