Notícia
EUA/China: Casa Branca espera assinar uma fase do acordo comercial em novembro
A Casa Branca disse hoje que espera concluir uma parte do acordo comercial com a China até meados de novembro, como estava planeado, mesmo que o pacto não fique logo assinado.
O Presidente dos EUA, Donald Trump, tinha dito este mês que esperava conseguir um entendimento com a China, mesmo que parcial, ainda em 2019, ultrapassando aspetos relevantes do diferendo que separa os dois países há mais de um ano e meio.
"Esperamos finalizar a primeira fase do histórico acordo comercial com a China no período esperado", disse hoje Hogan Gidley, porta-voz da Casa Branca, em comunicado.
Donald Trump tinha-se referido a esta parte do acordo como a "Fase Um" e responsáveis norte-americanos pelas negociações explicaram que esta parte do entendimento incluía matérias relativas aos direitos de propriedade intelectual, uma das questões mais delicadas do processo.
O Presidente norte-americano anunciou este mês que gostaria de assinar esta fase do acordo, em Santiago do Chile, à margem da cimeira do Fórum do Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), que decorre em 16 e 17 de novembro, onde reunirá com o seu homólogo chinês, Xi Jinping.
Contudo, o Governo chileno avisou hoje que não poderá acolher a cimeira, por causa dos protestos sociais que o país enfrenta há várias semanas.