Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Avião que se despenhou na Indonésia transportava 424.000 euros a bordo

Aeronave que fazia a ligação entre Jayapura, capital da província indonésia de Papua, e uma zona remota nas montanhas, ao sul, levava a bordo dinheiro para as famílias carenciadas da região. O avião da Tigana Air acabou por se despenhar com 54 pessoas a bordo.

17 de Agosto de 2015 às 13:25
  • 2
  • ...

O avião da Trigana Air, que se despenhou no Domingo, 16 de Agosto, na província de Papua, transportava cerca 6,5 mil milhões de rupias (cerca de 424.000 euros) em dinheiro, escreve a Lusa. As operações de resgate prosseguem e, para já, não há nenhuma ligação entre a quantia transportada a bordo e o acidente. As caixas negras continuam por recuperar.

A informação sobre o dinheiro levado a bordo, e que se destinava a apoiar as famílias carenciadas da região, foi avançada por fonte dos correios locais. "Quatro funcionários nossos escoltavam os fundos", indicou Haryono, chefe dos correios de Jayapura, capital da província.

As pobres infra-estruturas do país obrigam a que o dinheiro de assistência seja transportado de avião para as regiões mais isoladas, explica a Reuters.

Segundo a agência de notícias, não há "nenhuma sugestão" de que o transporte desta quantia esteja relacionada com o acidente.

O major-general Herenimus Guru, da agência nacional de resgate, garantiu que o dinheiro não é uma prioridade e salientou que uma confirmação sobre a causa do acidente terá de aguardar por uma investigação oficial por parte das autoridades do sector aéreo nacional.


"Acredito que colidiu com uma montanha, mas vamos esperar" pelas conclusões do Comité de Segurança Nacional de Transporte, disse, citado pela Reuters.


"É o tempo naquela zona, muda a toda a hora. De manhã pode estar céu limpo e calor, e depois chove subitamente", disse à agência um operador de comunicações ligado às autoridades responsáveis pelas operações de resgate.

As caixas negras do avião ainda não foram detectadas e novidades sobre eventuais sobreviventes estão dependentes de uma equipa que está a vasculhar o terreno.

O avião transportava 44 passageiros adultos, cinco crianças e cinco membros da tripulação, todos de nacionalidade indonésia. A companhia aérea Trigana Air está na lista europeia de transportadoras banidas desde 2007 e teve 14 incidentes sérios desde que iniciou a sua actividade, em 1991, escreve a Reuters.

Ver comentários
Saber mais Trigana Air Herenimus Guru Comité de Segurança Nacional de Transporte acidentes e desastres transportes aviação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio