Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Japão adia subida do IVA para 2019

A subida do IVA de 8% para 10% - agendada para Abril de 2017 - foi empurrada para 2019. O primeiro-ministro japonês quer "acelerar" o Abenomics e evitar uma quebra do consumo interno.

Negócios 01 de Junho de 2016 às 11:48
  • 2
  • ...

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe anunciou esta quarta-feira, 1 de Junho, que pretende adiar a subida do IVA para 2019, num sinal de que a recuperação económica permanece frágil.

"Decidi adiar a subida do imposto para 10% por dois anos e meio", informou o governante em declarações aos jornalistas, depois de uma reunião com membros do seu governo.

A subida do IVA de 8% para 10% estava inicialmente agendada para Outubro de 2015, mas acabou por ser adiada para Abril de 2017. Agora, o aumento volta a ser "empurrado" para 2019.

"Quero cumprir a minha responsabilidade, acelerando mais e mais o Abenomics", acrescentou Shinzo Abe, citado pela BBC.

Esta decisão, que já era esperada, acontece depois de o anterior aumento do imposto, em 2014, ter ajudado a empurrar o país para uma recessão. Em Abril desse ano, Abe anunciou uma subida do IVA de 5% para 8% que penalizou fortemente o consumo interno. Foi um duro golpe para o líder do Japão que venceu as eleições com a promessa de pôr a economia a crescer.

Ainda que o Japão tenha a maior dívida pública do mundo, o Governo tem considerado que o aumento dos impostos ou o corte da despesa poderão piorar ainda mais a situação económica do país. A abordagem de Abe, conhecida como Abenomics, tem-se centrado, pelo contrário, num aumento dos gastos do governo e, especialmente, em estímulos vigorosos pelo Banco do Japão.

Ver comentários
Saber mais Shinzo Abe Japão Banco do Japão economia negócios e finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio