Notícia
Economia do Japão contraiu no último trimestre de 2015
O Japão viu a sua economia encolher nos últimos três meses de 2015, desafiando as políticas do primeiro-ministro Shinzo Abe.
A economia japonesa contraiu no último trimestre de 2015. A queda do PIB nipónico nos três meses que fecham o ano foi de 0,4% na evolução em cadeia, depois de ter subido no trimestre anterior 0,3%.
A queda foi abaixo das estimativas dos analistas que apontavam, segundo o Financial Times, para uma contracção de 0,2%.
O que contribuiu para que o valor anualizado ficasse negativo em 1,4% no quarto trimestre, face a uma estimativa, segundo a Bloomberg, de queda de 0,8%. Foi a maior queda desde que em Setembro de 2014, o PIB registou uma contracção de 2,8%, e que levou o Japão à recessão.
Um consumo privado fraco está na base da principal justificação para esta queda, segundo a Bloomberg, colocando interrogações sobre as políticas do primeiro-ministro Shinzo Abe. "Há nuvens no horizonte da economia do Japão. Com um iene fortalecido, as companhias vão ficar mais cautelosas nos investimentos e as exportações poderão abrandar, enquanto o consumo privado continuar a tentar descolar", comenta o economista Atsushi Takeda, do Itochu, citado pela Bloomberg.
Os dados revelados esta segunda-feira, 15 de Fevereiro, mostram que o investimento empresarial subiu 1,4% no quatro trimestre face aos três meses anteriores. O consumo privado caiu 0,8%.