Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Exportações chinesas caíram 2,8% em Maio

Este é o terceiro mês consecutivo em que a China regista uma descida nas exportações, um dos tradicionais motores de crescimento da economia do gigante asiático, ainda que a baixa de Maio tenha sido menor do que as registadas em Abril e Março

Em muitos locais da capital chinesa a visibilidade é inferior a cem metros
08 de Junho de 2015 às 07:46
  • ...

As exportações da China caíram 2,8% em maio em relação ao mesmo mês do ano passado para 1,17 biliões de yuan (169,8 mil milhões de euros), informou hoje a Administração Geral das Alfândegas.

As importações também caíram no mesmo período - 18,1% em termos anuais - para 803,33 mil milhões de yuan (116,5 mil milhões de euros).

 

Os dados mostram uma descida de 9,7% do comércio externo em relação a Abril, quando movimentou 1,97 mil milhões de yuan (cerca de 285.700 milhões de euros).

 

Este é o terceiro mês consecutivo em que a China regista uma descida nas exportações, um dos tradicionais motores de crescimento da economia do gigante asiático, ainda que a baixa de Maio tenha sido menor do que as registadas em Abril e Março (6,2% e 14,6%, respectivamente, em termos anuais). Os economistas consultados pela Bloomberg apontavam para uma queda superior, de 4%.

 

No período entre Janeiro e Maio, as exportações aumentaram 0,8% e as importações diminuíram 17,2% em termos anuais, com o volume do comércio externo a baixar 7,8%.

 

As exportações chinesas estão a diminuir, mas o excedente comercial nos primeiros cinco meses duplicou para 1,33 biliões de yuan.

 

A China é o maior exportador mundial e a União Europeia e os Estados Unidos são os seus maiores parceiros comerciais.

 

O comércio da China com a União Europeia, o seu maior parceiro comercial, diminuiu 7,1% entre Janeiro e Maio, mas com os Estados Unidos, o segundo maior parceiro, subiu 2,8%.

Ver comentários
Saber mais China Exportações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio