Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Economia japonesa contraiu no último trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) japonês caiu 1,6% no segundo trimestre do ano, pondo fim a dois trimestre de subidas.

Reuters
Negócios 17 de Agosto de 2015 às 09:11
  • ...
A economia japonesa caiu 1,6% no segundo trimestre deste ano, anunciou a entidade de estatísticas nipónica, explicando a queda pelos menores gastos dos consumidores e das empresas e pela descida nas exportações.

A queda de 1,6% face ao primeiro trimestre põe fim a dois trimestres de crescimento. Os analistas contactados pela Bloomberg esperavam uma descida, ainda assim, de 1,8%.

O ministro da Economia, Akira Amari, segundo a Bloomberg, já tem feito saber não prever adoptar mais estímulos económicos.

Este desempenho do Japão é, no entanto, um alerta para o primeiro-ministro nipónico, Shinzo Abe.

O consumo privado desceu pela primeira vez desde há quatro trimestres, reflectindo o efeito das condições climatéricas, mas também com os consumidores ainda a reflectirem a subida de impostos do ano passado. As exportações caíram 4,4% face ao trimestre anterior, a maior queda desde 2011.

Os alertas em torno da economia já tinham sido sentidos, com a confiança dos consumidores em relação a Julho no nível mais baixo dos últimos seis meses. Também os stocks atingiram o máximo desde 2009, o que está a pressionar a indústria a reduzir a produção.

Esta queda japonesa acontece no momento em que a China, o principal parceiro comercial, está a lutar ela própria por um menor crescimento, o que levou à desvalorização da moeda chinesa na última semana. 
Ver comentários
Saber mais PIB Japão contraiu
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio