Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fotogaleria: "Sim à paz, não à guerra": o clamor dos japoneses

Uma manifestação em Tóquio, realizada este domingo, 30 de Agosto, protesta contra a reinterpretação constitucional do Governo nipónico, sobre a defesa dos interesses do país.

30 de Agosto de 2015 às 23:32
  • ...
As manifestações sucedem-se. Este fim-de-semana ocorreu mais uma: 120 mil pessoas de acordo com a organização, 30 mil segundo a polícia protestaram contra as novas leis em discussão no Japão para alargar a noção de defesa dos interesses do país além do território nipónico. O mesmo é dizer permitir que o exército japonês possa intervir no exterior para apoiar aliados, mesmo que não seja directamente ameaçado.

O Japão reforça assim as suas forças armadas, e não apenas para defesa própria, como estava convencionado. 

Para o primeiro-ministro Shinzo Abe e os seus partidários, as leis em causa - saudadas pelos Estados Unidos - são necessárias face a uma China que tem ganhado força e a uma Coreia do Norte imprevisível.

Mas a manifestação mostra uma mobilização crescente no país contra a legislação que o primeiro-ministro conservador, Shinzo Abe, e o seu Partido Liberal Democrata (PLD) esperam conseguir aprovar durante a sessão parlamentar que termina no final de Setembro. As leis estão atualmente em discussão no Senado, depois de terem sido aprovadas em julho pela câmara baixa.

Membros da oposição, entre os quais o dirigente do Partido Democrático do Japão, Katsuya Okada, estudantes - alguns dos quais iniciaram na quinta-feira uma greve de fome - jovens pais, idosos e artistas, como o compositor Ryuichi Sakamoto, integravam a multidão de manifestantes.
Ver comentários
Saber mais Japão Shinze Abe manifestações Tóquio
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio