Notícia
Obama quer continuação das “políticas inteligentes” de Bernanke
O presidente dos Estados Unidos está confiante na qualidade da política monetária da maior economia do mundo. As “políticas inteligentes” de Bernanke terão continuidade, sejam elas conduzidas pelo próprio ou pelo próximo presidente da Fed.
Para Barack Obama, a qualidade das políticas da Reserva Federal (Fed) não será afectada pelo atraso que o Congresso está a provocar na nomeação do sucessor de Bernanke. O presidente dos Estados Unidos acredita que o banco central vai continuar as “políticas inteligentes” que têm sido conduzidas pelo antigo professor de Princeton.
Ben “Bernanke fez um trabalho notável”, elogiou Obama em declarações à rádio NPR, citadas pela Bloomberg. “Ele manteve a confiança. E, independentemente de quem eu nomear, creio que vão continuar muitas das políticas inteligentes feitas por Ben Bernanke”, referiu.
O presidente dos Estados Unidos não indicou as suas intenções no que diz respeito à nomeação do próximo presidente da Reserva Federal. Contudo, Janet Yellen, que é a preferida para suceder a Bernanke, encaixa no perfil de continuidade defendido por Obama.
O presidente da Fed vai terminar o actual mandato em Janeiro, altura em que terá de ser substituído. Janet Yellen disputava as preferências para a nomeação com Lawrence Summers, até que este abandonou a corrida.
Obama poderá anunciar a sua escolha esta semana. Contudo, esta terá de ser apresentada ao Congresso, que reprovou o orçamento do próximo e levou ao encerramento parcial dos serviços públicos nos EUA.
Durante a entrevista, o líder norte-americano exprimiu a frustração dizendo que “o próprio Ben Bernanke disse que o seu trabalho seria muito mais fácil, e o do próximo presidente da Fed também seria bastante mais fácil, se o Congresso começasse a fazer aquilo que é suposto estar a fazer”, referindo-se assim à à aprovação do Orçamento.