Notícia
Paralisação governamental nos EUA não trava ganhos em Wall Street
As bolsas norte-americanas abriram em alta ligeira apesar de na sessão de segunda-feira republicanos e democratas não terem alcançado um entendimento para dar luz verde ao orçamento norte-americano.
Wall Street abriu em alta ligeira com o Dow Jones a subir 0,06% e o Nasdaq a valorizar 0,19%. Esta é a primeira sessão bolsista depois da paralisação governamental ter entrado em vigor.
Democratas e republicanos não conseguiram chegar a um entendimento até há meia-noite de ontem, hora de Washington - 5 da manhã em Lisboa - que permitisse que fosse aprovado o Orçamento para este novo ano fiscal que, nos Estados Unidos, arranca a 1 de Outubro.
Em consequência da falta de entendimento, e pela primeira vez em 17 anos, a partir desta terça-feira cerca de um milhão de funcionários estatais norte-americanos podem ir trabalhar mas não receber o respectivo vencimento e cerca de 800 mil funcionários estatais podem ter de ficar em casa, numa espécie de "lay off", até que esta situação se altere.
No entanto, os índices estão esta terça-feira a negociar em alta ligeira, porque já tinham incorporado esta paralisação com quedas nas sessões anteriores.
Entre as empresas que impulsionam os índices está a Merck, que sobe 2,9% depois de ter anunciado que vai eliminar 8.500 postos de trabalho.