Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Chegada de cubanos aos Estados Unidos aumenta 30% em 10 meses

Mais de 31 mil cubanos chegaram aos Estados Unidos através do México, do porto e do aeroporto de Miami durante os primeiros 10 meses do ano, um aumento de 30% relativamente ao mesmo período do ano passado.

Desmond Boylan/Reuters
10 de Setembro de 2015 às 07:19
  • 2
  • ...

Segundo informações recolhidas pela agência espanhola EFE junto da Customs and Border Protection (CPB) dos Estados Unidos, de 1 de Outubro de 2014 a 31 de Julho passado chegaram 31.314 cubanos através da fronteira com o México e do porto e aeroporto de Miami, na Flórida, enquanto que no mesmo período do ano anterior chegaram 22.162.

 

Através de El Paso e Laredo (Texas), Tucson (Arizona) e San Diego (Califórnia) entraram 23.213 imigrantes cubanos, enquanto que por Miami foram 8.101, segundo os dados divulgados pelas autoridades americanas.

 

O fluxo de cubanos que tentam chegar aos Estados Unidos por via marítima também foi maior que no total do ano fiscal anterior, segundo a Guarda Costeira americana, que repatriou só numa semana mais de uma centena de cubanos e interceptou hoje mais oito no Estreito da Flórida.

 

As autoridades dos Estados Unidos não descartam que este aumento esteja relacionado de alguma forma com a normalização das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos, segundo informaram os meios de comunicação de Miami.

 

Existe uma lei de 1966 nos Estados Unidos, chamada Lei de Ajuste Cubano ou de 'pés secos/pés molhados', em que estabelece que os cubanos que chegam ao solo americano, podem ficar. No entanto, os interceptados no mar, mesmo que seja a poucos metros da costa, são devolvidos a Cuba.

Ver comentários
Saber mais Cuba Havana EUA México Miami
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio