Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Brasil processa empresas em 5 mil milhões de euros pelo colapso da barragem da Samarco

O Governo do Brasil decidiu instaurar um processo judicial contra duas das maiores empresas mineiras para fazer face ao que diz ser o pior desastre ambiental, causado pelo colapso de barragens mineiras. Brasília pede 20 mil milhões de reais, perto de cinco mil milhões de euros.

Bloomberg
Negócios 01 de Dezembro de 2015 às 10:22
  • ...

O Governo de Dilma Rousseff (na foto) decidiu instaurar um processo judicial contra duas empresas de minas – a Vale e a BHP Billiton -, que detêm a Samarco, para fazer face ao que é descrito como sendo o pior desastre ambiental, causado pelo colapso das barragens mineiras. Neste sentido, Brasília pede 20 mil milhões de reais para fazer face a este desastre – perto de cinco mil milhões de euros.

 

De acordo com a Reuters, o colapso da barragem da Samarco, detida pela empresa BHP Billiton e pela Vale, no passado dia 5 de Novembro, matou pelo menos 13 pessoas. Além disso, foi derramada lama com resíduos da mina que chegaram ao rio Doce e ao oceano Atlântico.

Na cimeira do Clima, a COP21, a Presidente do Brasil classificou mesmo este desastre como a "acção irresponsável de uma empresa" e acrescentou que "vamos punir severamente os responsáveis por esta tragédia".

 

A agência de informação explica que o Brasil está a recorrer aos tribunais devido a este acidente e que gostaria de firmar com as duas empresas que detêm a Samarco um acordo semelhante ao que os Estados Unidos obtiveram com a BP, depois do derramamento de petróleo no Golfo do México.

 

Entretanto, e de acordo com a imprensa brasileira, a Samarco foi obrigada pelas autoridades judiciais brasileiras a fazer um depósito no valor de mil milhões de reais, menos de 250 milhões de euros, para assegurar a reparação dos danos provocados pelo colapso da barragem.

Na última sexta-feira, 27 de Novembro, a Vale e BHP revelaram a criação de um fundo para ajudar na limpeza do Rio Doce.

Ver comentários
Saber mais Governo de Dilma Rousseff Brasília BHP Brasil colapso da barragem do Samarco processo judicial empresas de mineiras desastre ambiental.
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio