Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eduardo dos Santos prepara-se para suceder a si próprio

José Eduardo dos Santos apresentou a sua recandidatura à liderança do MPLA e deverá ser reconduzido no cargo durante o congresso ordinário marcado para Agosto.

José Eduardo dos Santos, Presidente da República de Angola. Nove meses antes da queda do BES, ainda cenário impensável, o presidente de Angola deu garantia soberana a 4.200 milhões de euros de malparado do BESA. Dias antes da resolução, o Banco Nacional de Angola revelou que nem todas as operações eram garantidas e iria intervir. E foi assim que as perdas em Angola ditaram dois terços do capital que foi preciso injectar no Novo Banco.
REUTERS
Negócios 01 de Julho de 2016 às 11:27
  • 15
  • ...

José Eduardo dos Santos vai voltar a ser candidato a presidente do MPLA (Movimento Popular Libertação de Angola), uma decisão que pode indiciar que irá continuar como Presidente do país, caso o seu partido vença as eleições agendadas para o próximo ano.

A candidatura de José Eduardo dos Santos foi entregue na quinta-feira pelo vice-presidente do MPLA, Roberto de Almeida, que fez o elogio do actual Presidente angolano, considerando que tem fortes qualidades de liderança, experiência partidária, sentido de liderança, além de ser dedicado, inteligente e tolerante,

"Todas essas qualidades, concentradas no cidadão e militante José Eduardo dos Santos e confirmadas na sua notável acção, como incansável obreiro da reconstrução, estratega político, diplomático, militar e pacificador da nação, fazem dele a opção mais acertada para os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA", afirma Roberto de Almeida citado pelo Jornal de Angola.

O facto de José Eduardo dos Santos ter anunciado a intenção de se retirar da vida política activa em 2018, parece não obstaculizar esta candidatura. Segundo Pedro Sebastião, coordenador da subcomissão de candidaturas do partido citado pela agência Lusa, o MPLA tem mecanismos próprios, no seio dos seus estatutos, que poderão ser utilizados caso o actual líder pretenda afastar-se.

A eleição para presidente do MPLA irá decorrer no congresso ordinário do partido que se irá realizar entre 17 e 20 de Agosto, em Luanda, capital de Angola.

A dúvida que agora se coloca é a de saber se José Eduardo dos Santos se manterá apenas como presidente do partido, ou se surgirá como número da lista do MPLA às eleições, o que significa, caso o partido vença as eleições que, será de novo Presidente da República.

A lei eleitoral angolana estabelece que os números um e dois da lista de cada partido são automaticamente candidatos à presidência e vice-presidência da República de Angola. Nos últimos meses tem-se veiculado a hipótese de João Lourenço, actual ministro da Defesa poder suceder a José Eduardo dos Santos ou ser o número dois da lista, sendo assim vice-presidente em substituição do actual, Manuel Vicente, que terá caído em desgraça.

No entanto, é preciso incluir Isabel dos Santos nesta equação. A empresária, filha de José Eduardo dos Santos e actual presidente do conselho de administração da Sonangol, irá entrar no comité central do partido em Agosto e muitos analistas consideram que este será o primeiro passo para iniciar uma carreira política.

Neste sentido, segundo os mesmos analistas, Isabel dos Santos, poderá mesmo estar a ser preparada para suceder ao seu pai na presidência do país.

 

Ver comentários
Saber mais Angola José Eduardo dos Santos Isabel dos Santos João Lourenço MPLA eleições
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio