Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha detém 116 pessoas por suspeita de fraude de dois milhões de euros na Segurança Social

A polícia espanhola anunciou esta sexta-feira, 21 de Agosto, em comunicado, que deteve 116 suspeitos de fraude fiscal. Os suspeitos são acusados de ter causado à Segurança Social um prejuízo no valor de dois milhões de euros.

37º - Espanha (39º em 2014)
Bloomberg
Liliana Borges LilianaBorges@negocios.pt 21 de Agosto de 2015 às 16:19

A polícia espanhola prendeu mais de uma centena de pessoas por crime de fraude fiscal, que custou à Segurança Social mais de dois milhões de euros. Os 116 detidos têm nacionalidade espanhola, marroquina e argelina. Os autores do crime usaram nove empresas fictícias para aceder de forma ilegal aos registos da Segurança Social espanhola e regularizar a situação de cidadãos estrangeiros no país, escreve o jornal espanhol Cinco Días

A operação remonta ao início de 2014, altura em que a Inspecção do Trabalho e Segurança Social de Navarra declarou que várias empresas sediadas nesta província espanhola poderiam ser fictícias. Desde a denuncia até então que os agentes envolvidos na operação se dedicaram ao cruzamento de dados até conseguirem detectar a rede de empresas fictícias, criadas e geridas por um cidadão de nacionalidade marroquina, segundo declarações oficiais dos agentes encarregados pela operação.

A polícia acredita ainda que a fraude visava ainda aceder, de forma indevida, a todos os tipos de benefícios públicos. A pesquisa foi desenvolvida pela Brigada Provincial de Estrangeiros de Pamplona e coordenado pelo Grupo III da Brigada central ao combate ao Tráfico de Seres Humanos e do Comissariado Geral para a Imigração e Fronteiras, em colaboração com as brigadas das províncias onde o grupo foi detido.

Esta não é a primeira vez que a polícia espanhola desmonta uma rede de empresas fictícias. Em Maio de 2014, a polícia espanhola anunciou também a detenção de 313 pessoas e identificação de outros 328 cidadãos por suspeita de alegados crimes que poderão ter custado 7,7 milhões de euros aos cofres da administração pública espanhola.

Ver comentários
Saber mais Segurança Social Inspecção do Trabalho e Segurança Social de Navarra Espanha milhões fraude crime Brigada Provincial de Estrangeiros de Pamplona Fronteiras Brigada Grupo crime lei e justiça questões sociais
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio