Notícia
PS exige total esclarecimento sobre existência de "bolsa VIP" de contribuintes
O Partido Socialista vai exigir o esclarecimento sobre a eventual existência de uma "bolsa VIP" de contribuintes criada pela autoridade tributária, considerando insuficientes as explicações do primeiro-ministro e de outros membros do Governo.
"Não fiquem ilusões porque o PS, a todos os níveis, no Parlamento e fora do Parlamento, quererá saber exactamente o que se passa com a chamada bolsa de contribuintes VIP. O primeiro-ministro respondeu-me que não existia, mas resguardou-se sempre num comunicado das finanças e dos responsáveis administrativos, mas agora há um dirigente sindical a dizer que há mesmo essa lista VIP e que foi entregue pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais [Paulo Núncio]", afirmou esta sexta-feira Ferro Rodrigues durante a sessão de abertura das Jornadas Parlamentares do PS.
Perante estas contradições, o presidente do Grupo Parlamentar do PS salientou que o país "não está confrontado com uma questão judicial" - isto depois de o secretário de Estado ter dito que vai processar os autores da denúncia.
"Esta é uma questão política. Queremos que esta questão fique clara e aquilo que o primeiro-ministro disse, para nós, não chega", frisou Ferro Rodrigues.
A revista Visão escreveu esta quinta-feira, 12 de Março, que Paulo Núncio entregou "à direcção de segurança informática do Fisco, coordenada por José Manuel Morujão Oliveira, uma lista de contribuintes mediáticos, da área política, financeira e económica", entre os quais Pedro Passos Coelho, José Sócrates, Paulo Portas e Manuela Ferreira Leite.
A notícia foi ainda ontem desmentida pelo gabinete secretário de Estado dos Assuntos Fiscais mas já esta manhã o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) reafirmou que a "lista VIP" de contribuintes existe mesmo, e que foi Paulo Núncio quem a entregou aos serviços.
"Pelas informações que o STI, foi o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais quem deu a lista ao director de segurança informática, para ele implementar os filtros", disse esta manhã de sexta-feira Paula Ralha, presidente da estrutura sindical, ao Negócios.