Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo está a preparar notificação electrónica alternativa à Via CTT

O Governo vai apresentar, no Orçamento do Estado, uma alteração que permita formas alternativas à ViaCTT para a notificação electrónica dos recibos verdes e das empresas, disse hoje o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Miguel Baltazar/Negócios
10 de Julho de 2018 às 21:29
  • ...

"Estamos a trabalhar para que possamos apresentar no quadro do Orçamento do Estado [para 2019] uma alteração à Lei Geral Tributária que permita que, além da ViaCTT, possa haver formas alternativas de assegurar a notificação electrónica", anunciou António Mendonça Mendes no parlamento.

 

Para o secretário de Estado, a notificação electrónica é importante, não só a nível ambiental, mas também pela "promoção de segurança jurídica", ou seja, têm de assegurar a data de aviso, já que podem ser objecto de reclamação dos contribuintes.

 

A adesão à notificação electrónica através da ViaCTT é obrigatória para os trabalhadores independentes e empresas desde 2012, mas uma auditoria recente da Autoridade Tributária concluiu que essa obrigatoriedade não estava a ser cumprida, o que levou a que os contribuintes estivessem a ser notificados para o pagamento de coimas.

 

Numa primeira reacção, o secretário de Estado disse que os contribuintes podiam pedir dispensa do pagamento da coima, alegando ausência de "prejuízo para a receita" e "culpa diminuta".

 

Mais tarde, o Ministério das Finanças anunciou que suspendeu a cobrança de coimas aos trabalhadores independentes e empresas que não estão inscritos na Via CTT.

 

"Tenho um despacho feito no sentido de suspender todos os processos de contra-ordenação, assegurando a desresponsibilização desta obrigação para o futuro e para garantir, no quadro do princípio da igualdade, que aqueles que pagaram [as coimas] tenham o mesmo tratamento", afirmou António Mendonça Mendes no parlamento.

Ver comentários
Saber mais Via CTT Orçamento do Estado Lei Geral Tributária António Mendonça Mendes Autoridade Tributária Ministério das Finanças
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio