Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque

Habitação pública e rendas acessíveis. As respostas na UE

A crise na habitação não é um problema exclusivo de Portugal. No dia em que os deputados debatem o pacote “Mais Habitação” do Governo e projetos de lei da oposição, o Negócios faz um breve retrato do que se passa na União Europeia e das diferentes respostas.
Vasco Gandra e Filomena Lança 20 de Maio de 2023 às 11:00

As dificuldades em conseguir habitação acessível em Portugal são igualmente sentidas por muitos no resto da Europa, onde a procura é por vezes excessiva e os preços muito elevados. A situação varia entre os Estados-membros, mas levou o Parlamento Europeu, em 2021, a apelar aos 27 para que tratem a crise de modo a garantir uma habitação digna e a preços acessíveis para todos.

A última década foi marcada por uma subida quase contínua de preços e rendas nos países da UE - e da OCDE, em geral -, acentuada a partir de 2015, com impacto no acesso ao alojamento, apesar de um período de juros baixos. Entre 2010 e 2021, os preços das casas subiram cerca de 37% no espaço comunitário, segundo dados do Eurostat. Já as rendas aumentaram 16% durante aquele período.

Em relação aos preços das casas, os maiores aumentos foram registados na Estónia, Hungria e Luxemburgo tendo diminuído em Itália, Chipre e Espanha. Em Portugal, os preços e as rendas aumentaram mais do que a média comunitária na última década.

Ver comentários
Saber mais UE Portugal Parlamento Europeu Europa Estados-membros OCDE Eurostat Hungria Dinamarca política habitação e urbanismo
Outras Notícias
Mais notícias Negócios Premium
+ Negócios Premium
Publicidade
C•Studio