Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eurodeputado português será responsável pelo Plano Juncker no Parlamento Europeu

O eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes foi nomeado relator da Comissão dos Orçamentos para o Plano Juncker, que vai disponibilizar 315 mil milhões de euros à economia europeia.

Reuters
05 de Fevereiro de 2015 às 15:27
  • ...

O anúncio foi feito ao final desta manhã pelo gabinete do PSD no Parlamento Europeu (PE). O Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (FEIE) deverá ser aprovado até Junho, em processo de co-decisão entre o PE e o Conselho Europeu. O social-democrata José Manuel Fernandes, membro da Comissão dos Orçamentos, será relator em conjunto com o socialista alemão Udo Bullmann, da Comissão de Economia.

 

Os relatores lideram o processo nas comissões e apresentam depois um relatório ao plenário do Parlamento Europeu. A iniciativa do plano Juncker é da Comissão Europeia, presidida, precisamente, por Jean-Claude Juncker. O Parlamento Europeu e o Conselho Europeu têm de estar de acordo quanto à proposta a aprovar. Em suma, José Manuel Fernandes e o alemão Udo Bullmann serão, assim, os responsáveis pela medida no Parlamento Europeu.

 

Em declarações veiculadas pelo gabinete do PSD em Bruxelas, o eurodeputado português diz que o plano de investimento representa "um reforço de peso nos recursos disponíveis para dar um novo impulso na criação de emprego, apoio às empresas e promoção do empreendedorismo".

 

Portugal apresentou projectos para receber cerca de 16 mil milhões de euros ao abrigo deste plano. O eurodeputado diz esperar que "Portugal beneficie deste plano Juncker nomeadamente na interconectividade das redes de energia". O plano "impulsiona os investimentos privados e públicos sobretudo em projectos de risco" e "deverá ter efeitos colaterais positivos no aprofundamento do mercado interno e na criação de um ambiente mais favorável às empresas, nomeadamente às PME", que são "a espinha dorsal da economia europeia".

 

" É fundamental trabalhar na simplificação, no combate à burocracia e na necessidade de taxas de juro mais baixas para as empresas", resume José Manuel Fernandes, que é também relator do Orçamento da União Europeia para 2016.

Ver comentários
Saber mais José Manuel Fernandes Parlamento Europeu plano Juncker Comissão Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio