Notícia
Trabalhadores a recibo verde no Estado sobem 15% em 2017
O número de trabalhadores a recibo verde voltou a subir em 2017, no ano em que o Governo lançou o programa para regularizar os vínculos precários.
O Governo lançou no ano passado um programa para regularizar os vínculos precários mas ao longo do ano os trabalhadores a recibo verde voltaram a subir.
A notícia é avançada pelo Público que explica que os dados oficiais da Direcção-Geral e do Emprego Público (DGAEP) mostram que no final do segundo semestre de 2017 a administração central e as autarquias tinham 17.728 pessoas em regime de prestação de serviço, mais 14,6% do que em 2016.
Trata-se do segundo número mais elevado desde o segundo semestre de 2013. Tal como explica o jornal, os dados podem incluir candidatos à regularização e verdadeiras prestação de serviço mas vão de encontro aos alertas do PCP e Bloco de Esquerda que exigem que o Governo tome medidas para evitar novas situações de precariedade no Estado.
Mais de metade dos trabalhadores a recibos verdes está na administração central, em particular no Ministério do Trabalho, onde houve um "acréscimo relevante" devido à contratação de formadores.
O processo de integração dos formadores está em curso, mas a associação que os representa detectou erros nas listas de excluídos, que o Governo já prometeu rever.