Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PS irá votar contra Orçamento do Estado para 2015 "com grave problema de credibilidade"

Vieira da Silva anunciou que o maior partido da oposição vai votar contra o Orçamento do Estado para 2015, apresentado ontem. Sobre as estimativas para o crescimento económico, o deputado socialista diz que têm uma "credibilidade duvidosa".

16 de Outubro de 2014 às 12:40
  • 124
  • ...

"O PS irá votar contra, na generalidade, o Orçamento do Estado para 2015", anunciou o vice-presidente do grupo parlamentar socialista, José Vieira da Silva esta quinta-feira, 16 de Outubro. 

 

Esta foi uma decisão por "unanimidade" da direcção da bancada rosa, garantiu o deputado socialista em declarações aos jornalistas. "É um orçamento que mantém um agravamento da carga fiscal, um orçamento que volta a penalizar os sectores mais fragilizados, um orçamento que tem um grave problema de credibilidade interna", defendeu o antigo ministro da Segurança Social.

 

Segundo Vieira da Silva, uma das "principais razões" para o chumbo ao documento que dita as contas públicas no próximo ano passa pelas "estimativas para o crescimento económico" que têm uma "credibilidade duvidosa". O produto interno bruto deverá crescer 1,5% em 2015, de acordo com o Orçamento do Estado. Mas este valor tem, de acordo com o maior partido da oposição, bases em "pressupostos dificilmente concretizáveis", como a ideia de crescimento da procura interna e do investimento. Já ontem, o deputado socialista havia criticado a credibilidade do documento.

 

"Também nos preocupam os riscos sérios para o agravamento da já muito difícil situação dos serviços públicos", afirmou o responsável da bancada liderada por Ferro Rodrigues. "Todos conhecemos como foi caótico o início do ano lectivo" nas escolas, frisou. "O Governo prevê cortes orçamentais de elevada dimensão, nomeadamente no que tem que ver com o Ministério da Educação, na área do ensino básico e secundário, com cortes na ordem dos 700 milhões de euros", especificou dizendo que não parece que, desta forma, "se possa contribuir para a melhoria da situação dos serviços públicos".

 

O PS irá votar contra na generalidade, ou seja, quando o documento estiver em avaliação no plenário da Assembleia da República, a 30 e 31 de Outubro. Na especialidade, em comissão parlamentar, o PS ainda não assegura que venha a apresentar propostas de alteração do OE nessa altura. "A seu tempo indicaremos".

 

(Notícia actualizada às 13h10 com mais informações)

Ver comentários
Saber mais Orçamento do Estado PS Vieira da Silva
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio