Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ministra das Finanças recusa comentar Orçamento do Estado antes da apresentação

A ministra do Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, recusou hoje em Washington comentar o Orçamento do Estado para o próximo ano antes do Conselho de Ministros deste domingo.

Bruno Simão/Negócios
12 de Outubro de 2013 às 23:37
  • 2
  • ...

"Não vou falar desse tema em Washington e antes da última discussão em Conselho de Ministros", disse a ministra à agência Lusa, quando questionada sobre a intenção do governo de cortar nas pensões de sobrevivência, à margem da reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, em que hoje participou.

 

Na quinta-feira, a directora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, afirmou que Portugal tem "uma dificuldade particular", que é "a visão do Tribunal Constitucional sobre o que é ou não constitucional" e defendeu a necessidade de "mais tempo" para o cumprimento das metas orçamentais.

 

A ministra também recusou comentar essas declarações, justificando que "não foi esse o tema" da sua intervenção, num painel que contou com a presença do membro do Conselho Executivo do Banco Central Europeu (BCE) Joerg Asmussen e do secretário do Tesouro da Austrália, Martin Parkinson.

"Não discuto questões orçamentais dois dias antes da apresentação [do Orçamento do Estado]", reiterou Maria Luís Albuquerque.

 

No painel, a ministra sublinhou a "relevância das decisões que são tomadas ao nível global para países como Portugal, que estão em processo de ajustamento, e que precisam de um ambiente competitivo global e de regras claras."

 

Maria Luís Albuquerque está acompanhada pela secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, que a substituirá no domingo, devido à participação da ministra no Eurogrupo (reunião dos titulares da pasta das Finanças da zona euro), que decorre no Luxemburgo.

Ver comentários
Saber mais Conselho de Ministros Fundo Monetário Internacional Christine Lagarde Tribunal Constitucional Joerg Asmussen Martin Parkinson Orçamento do Estado Maria Luís Albuquerque
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio